Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de outubro de 2021 11h40


INFRAESTRUTURA

Em Brasília, Dal Molin propõe solução para impasse na concessão da BR-163

Parlamentar esteve na na sede da ANTT para tratar do assunto.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Ronaldo Mazza

O impasse no processo de retomada das obras de melhoria e de duplicação da BR-163, foi o tema central de uma reunião entre o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.

Durante o encontro, realizado nesta terça-feira (5), na sede da ANTT, em Brasília, o parlamentar atribuiu o aumento do número de acidentes ao atraso nas obras de duplicação da rodovia, suspensas desde 2016.

 Para ele, além de prejudicar o escoamento da produção agrícola da região norte de Mato Grosso, a paralisação das obras no trecho sob concessão da Rota do Oeste compromete a segurança de milhares de usuários. 

 “Estamos ajudando a construir uma proposta alternativa e eficaz. Não podemos permanecer inertes enquanto centenas de vidas estão sendo ceifadas. Diariamente a imprensa noticia mortes na BR-163 que, lamentavelmente, passou a ser chamada de ‘rodovia da morte’”, alertou Dal Molin.

 Sensível ao assunto, em especial pelo impacto na segurança viária, o diretor-geral da ANTT assegurou que o governo federal “está empenhado em construir uma solução que atenda ao interesse público e mantenha a concessão de forma sustentável”.

 Segundo Vitale, a troca de controle da concessão da rodovia está entre as opções estudadas para uma solução ‘amigável’. Entretanto, a implementação da medida depende de um acordo entre particulares.

 Outras duas possibilidades seriam a instrução de abertura do processo de caducidade do processo de concessão do contrato e/ou a devolução do contrato por iniciativa da concessionária Rota do Oeste.

“Nossas equipes estão trabalhando com afinco nesse processo. A solução final será anunciada nos próximos dias”, afirma Rafael Vitale.

 


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin