Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 19 de junho de 2018 13h36


CAPACITAÇÃO

Escola do Legislativo oferta curso sobre eSocial para servidores da ALMT

Ferramenta consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em uma única entrega, com isso, o profissional de RH pode enviar todas as informações relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio

MARIA NASCIMENTO TEZOLIN / Secretaria de Comunicação Social



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Escola do Legislativo ofertou, na última semana, um curso de extensão para manuseio do programa eSocial, voltado a servidores que atuam nas áreas de gestão de pessoas, administrativa, financeira e processamento de dados e que estão diretamente relacionadas ao registro e envio das informações. O curso teve carga horária de 24 horas, sendo 4 delas dedicadas a uma palestra inicial e 20 horas/aula expositivas. 

A palestra “As ferramentas práticas e inovadores do sistema previdenciário” abriu as atividades referentes à qualificação e foi ministrada no dia 8, pelo juiz federal José Antonio Savaris, doutor em Direito da Seguridade Social, pela universidade de São Paulo (USP) e presidente de honra do Instituto Brasileiro de direito Previdenciário (IBDP). As aulas expositivas, divididas em quatro módulos, aconteceram pela manhã e  à tarde, ministradas pelo especialista em arquivos digitais na área trabalhista, Juneir Alves de Souza Goetz, na sala 2 da Escola do Legislativo.

Segundo o coordenador da Escola do Legislativo Thales Roder, a capacitação foi elaborada em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) para ajudar no aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos relacionados às alterações promovidas pela legislação que instituiu o eSocial.  “Trata-se de um programa complexo que unifica diversas informações e, considerando o pouco tempo para que a Assembleia Legislativa possa se adequar com a implantação total, até 19 de janeiro de 2019, o curso está revisando e alinhando as práticas e os processos da ALMT com a legislação, seja Trabalhista, Previdenciária ou Fiscal. A meta é evitar divergências ou atrasos no repasse das informações”, explicou Thales.

Juntos, a palestra e o curso deram direito a certificado de 4 horas diárias de capacitação, totalizando 20 horas. O eSocial é uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa ou entidade pública em uma única entrega. Dessa forma, o profissional de RH pode enviar todas as informações relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio. O programa entrou em vigor em 2014 e foi criado pelo  Decreto 8.373/2014, instituído pela Presidência da República.  A escrituração e transmissão realizada pelo eSocial substituirá a obrigação das entregas das informações em outros formulários e declarações.

Ou seja,  eSocial, sistema público de escrituração digital que unifica todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, será obrigatório para os entes públicos a partir de 19 de janeiro de 2019 e mesmo estando em discussão desde 2013, ainda gera muitos questionamentos, seja pela amplitude de seu conteúdo e o grande volume de informações a serem reunidas, ou em virtude das dificuldades práticas na adaptação à nova obrigação. É exatamente para ajudar a compreender melhor o programa e a prevenir as principais falhas, que a Assembleia promoveu o curso em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).

Mais capacitação - Além do curso sobre o eSocial, a Assembleia Legislativa promoverá, no segundo semestre de 2018, uma capacitação sobre a Instrução Normativa número 05, que dispõe sobre novas diretrizes sobre contratação de serviços no âmbito federal da administração pública. O curso, que tem como tema “A Modernização dos Serviços da Administração Pública”, tem carga horária de 90 horas e é dividido em quatro módulos de 21 horas e 6 horas de palestra. Os dois cursos compõem o contrato nº 012/2018/SCCC/ALMT, firmado entre a ALMT e a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) para oferecer, nos próximos cinco meses, cursos de aperfeiçoamento aos servidores do Legislativo Estadual. Todo o conteúdo programático pode ser conferido aqui.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com