Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 11 de junho de 2015 15h44


EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

AL oferta pós-graduação em Gestão de Cidades

A especialização aborda o papel dos gestores municipais, a legislação bem como os aspectos políticos da gestão, particularmente, no que diz respeito à gestão participativa

MARIA NASCIMENTO TEZOLIN / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



ALMT - Fachada (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A exemplo do que ocorre no país, as  cidades mato-grossenses vivem um momento que exige respostas para as principais demandas dos seus cidadãos, sendo um desafio aos seus gestores a administração e a formulação de políticas públicas. Identificar seus problemas, estudar experiências positivas vivenciadas em outros estados, ou até fora do país, debater com seus variados "atores" e apresentar soluções são necessidades urgentes para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Pensando nessa demanda, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso ofertará, por meio da Escola do Legislativo, uma pós-graduação em Gestão de Cidades. A meta é capacitar profissionais para atuarem no processo de gestão das atividades públicas nas esferas: federal, estadual e municipal, possibilitando a estes o  acesso aos conhecimentos teóricos e práticos das questões administrativas da gestão pública em suas dimensões socioeconômica, cultural e físico-espacial. Ainda, identificar, participar e elaborar o gerenciamento dos principais instrumentos técnicos e jurídicos ao patrimônio público.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Érica Bussiki Figueiredo, informou que essa pós-graduação é voltada aos profissionais de nível superior em qualquer área do conhecimento que exercem ou pretendam exercer atividades relacionadas ao Planejamento e Gestão Urbana, seja no setor público, privado ou em organizações do terceiro setor.  As aulas serão iniciadas em 14 de agosto, quinzenalmente- às sextas-feiras à noite, e sábados pela manhã e à tarde. As inscrições podem ser feitas na Escola do Legislativo. Contatos pelo email posgrad.el@al.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3313 6315/6319.

O curso terá 370 horas e abordará temas atuais, importantes e urgentes, como o desenvolvimento sustentável das cidades, o papel de seus gestores, a legislação brasileira e os instrumentos jurídicos pertinentes, os direitos civis e políticos dos munícipes, visando a gestão das cidades, para que sejam justas, democráticas e sustentáveis.  o curso propiciará aos gestores competências relacionadas à elaboração, implementação e avaliação de políticas, planos, programas, estudos e projetos na gestão publica de caráter multidisciplinar; ao assessoramento ou participação no processo decisório de investimentos e de gestão dos recursos financeiros municipais; bem como aos aspectos políticos da gestão, particularmente, no que diz respeito à gestão participativa.

A matriz curricular oferece aos estudantes amplo conhecimento teórico e prático. Ao todo serão 11 módulos com as seguintes temáticas:  Ciências Políticas; Planejamento Estratégico;  Direito na Gestão Pública;  Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade; Finanças/Contabilidade;  Fundamentos Metodológicos da Pesquisa; Gestão Pública; Projetos e Parcerias Público/Privada; Fundamento e Produção Científica;  Marketing/Comunicação Pública; Oficinas e Painéis e Cases. Além disso, o corpo docente tem qualificação nos temas abordados.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens