Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de maio de 2017 08h30


EDUCAÇÃO LEGISLATIVA

Educação Legislativa leva ações culturais e informação a 1,8 mil estudantes

Projeto aconteceu na Escola André Avelino, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá. História, política, educação ambiental e prevenção ao uso de álcool e drogas foram alguns dos assuntos debatidos

LAÍS COSTA MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Apresentações culturais marcam encerramento da terceira edição do projeto Educação Legislativa (Foto: JLSiqueira/ALMT)

A terceira edição do projeto "Educação Legislativa em Movimento" levou informações, oficinas e atividades culturais a 1,8 mil estudantes da Escola André Avelino Ribeiro, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá. A escola foi escolhida para receber a primeira ação do projeto na capital e, durante dois dias, recebeu representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Polícia Judiciária Civil para falar sobre história, política, educação ambiental e prevenção ao uso de álcool e drogas. A iniciativa da presidência da ALMT, por meio do deputado Eduardo Botelho (PSB), e do deputado Wancley Carvalho (PV), visa aproximar o Poder Legislativo da comunidade por meio de alunos e professores de todo o Estado.

O encerramento das atividades ocorreu na sexta-feira (26) com apresentação artística de alunos e pessoas da comunidade, com música, dança e humor. O palco foi inaugurado com a Banda Marcial da Escola André Avelino, que uniu música instrumental e dança. Depois ainda se apresentaram jovens cantores, dançarinos, praticantes de capoeira e outros talentos do bairro conhecido como "CPA".

Mas foi a possibilidade de conversar e apresentar os trabalhos da Assembleia e contribuir para a formação dos jovens que mais chamaram a atenção dos participantes. O coordenador pedagógico da escola, Gonçalo Dias, destaca que o conjunto de atividades contribuiu no trabalho diário de educação. "Tivemos aqui um projeto para formação de cidadãos. Ao mostrar a política sob outra ótica e ainda trazer atividades e serviços a esses jovens, sensibilizamos para a construção de um futuro melhor". 

A estudante do 1º ano do Ensino Médio Clarinda Tavares Castro, 16, destacou que o projeto dá voz aos estudantes e abre portas para mostrar o que acontece dentro dos muros das escolas. "Os alunos puderam apresentar atividades que vão além da sala de aula. Assim, podemos chamar mais pessoas para participar das atividades realizadas por nós".

O deputado Wancley Carvalho prestigiou a ação e destacou que o objetivo é expandir os trabalhos da Assembleia para a população. "A Assembleia tem trabalhos interessantes como de educação ambiental e preservação da história de nosso Estado, mas que nem todos conhecem. Com o 'Educação Legislativa em Movimento', agregamos conhecimento aos jovens".

Jonni Almeida, 31, integra o grupo de dança da banda da escola e classificou a iniciativa como relevante. "Ao vir à escola, a Assembleia pode ver a realidade da região, identificar problemas e propor ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas".

Foram realizadas, nos três período de aulas, palestras sobre vocação profissional, política, história do Poder Legislativo, os problemas do uso de álcool e drogas, oficina de reciclagem e de mudas. Nesta edição, a pedido da direção da escola, a Assembleia convidou o juiz Jamilson Haddad para falar sobre violência doméstica e abuso sexual com os alunos. 

As atividades realizadas são coordenadas pela Escola do Legislativo em parceria com Instituto Memória, Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida - Qualivida, Ambientação, Presidência, gabinete do deputado Wancley Carvalho e Polícia Judiciária Civil.

Em junho, o "Educação Legislativa em Movimento" será realizado em Araputanga e Várzea Grande. O objetivo é realizar duas edições por mês, uma na Baixada Cuiabana e outra no interior do estado. As escolas interessadas em receber o projeto pode entrar em contato com a Escola do Legislativo e comunicar o interesse. O telefone da Assembleia é (65) 3313-6900.

Confira mais fotos na galeria de imagens. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens