Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 28 de agosto de 2002 00h00


INTERLEGIS E ESCOLA LEGISLATIVA: CONVêNIO PARA CAPACITAR SERVIDORES

Interlegis e Escola Legislativa: convênio para capacitar servidores

As Câmaras municipais podem aderir ao programa de informatização sem nenhum ônus

MARIA NASCIMENTO / ALMT



A assinatura de convênio que vai possibilitar a capacitação de servidores à distância através do Interlegis vai marcar a reinauguração da Escola do Legislativo na tarde desta quinta-feira (29). A Escola do legislativo foi fundada há mais de três anos e já ofereceu diversos cursos de capacitação. Nesta nova etapa de trabalho já estão previstos quatro cursos: Introdução ao Orçamento Público; O papel do Vereador; Educação a Distância no Interlegis e Busca da Qualidade.

A solenidade vai contar com a presença de um representante da direção do Interlegis, Luciano de Souza Gomes que já se encontra em Cuiabá. Gomes informou que em todo o país 27 Assembléias e 640 Câmaras Municipais estão integradas ao sistema Interlegis. Em Mato Grosso, além da Assembléia apenas 33 das 139 Câmaras aderiram ao Programa. Uma situação que segundo Luciano é preocupante. De acordo com ele, “a globalização exige maior informatização dos legislativos para que possam trocar experiências e Mato Grosso não pode ficar fora desse contexto”.

O Sistema Intelegis é um projeto de iniciativa do senado federal que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem por objetivo apoiar o processo de informatização do Poder Legislativo, principalmente em suas instâncias estadual e municipal (Assembléias e Câmaras). A meta do programa é concluir o ano de 2002 capacitando mil e quinhentos servidores nos legislativos de todo o país para utilizarem as salas de informática.

Além de participar da assinatura da reabertura dos trabalhos da escola do legislativo e anunciar os novos cursos, Luciano Gomes está em Mato Grosso para conquistar adesões das Câmaras Municipais. É que até dezembro desde ano o estado ganha mais 51 novos Kits de equipamentos para serem instalados em Câmaras Municipais. Quem quiser aderir ao Sistema deve entrar em contato pelo site www.interlegis.gov.br.

De acordo com o presidente da Casa, deputado Humberto Bosaipo (PL), com as mudanças feitas, a escola passa a oferecer melhores condições para o servidor que poderá lançar mão de novos instrumentos para sua melhor qualificação. “Temos como objetivo oferecer um bom serviço à população, por isso é importante qualificar os servidores e a escola do legislativo oferece essa oportunidade”.

Bosaipo informou que para melhor desempenhar suas funções, a escola do legislativo oferecerá, além dos cursos de capacitação, seminários, treinamentos e diversas outras atividades.

O primeiro secretário da AL, deputado José Riva (PSDB) disse que “o retorno dos trabalhos da Escola do Legislativo é um benefício que atende não só aos deputados, mas sobretudo aos servidores ativos e aposentados que têm a possibilidade de interagir com todos as outras Assembléias do país e com o Congresso Nacional, aperfeiçoando cada vez mais seu conteúdo profissional e bagagem cultural”.

Saiba mais sobre os cursos programados:

1. Introdução ao Orçamento Público - Trata-se de um curso com duração estimada de 48 horas, Introdutório, destinado a fornecer capacitação na área do orçamento público, no que se refere a conceitos relativos ao sistema orçamentário brasileiro. Este curso é o primeiro de uma série de quatro, que serão oferecidos sucessivamente pelo Interlegis, abrangendo todos os aspectos do sistema orçamentário brasileiro. São oferecidas 40 vagas, destinadas aos parlamentares, assessores e servidores das Casas Legislativas, bem como aos cidadãos interessados em conhecer o sistema orçamentário brasileiro.

2. O papel do Vereador - Com uma duração média estimada 30 horas, o curso destina-se a fornecer uma compreensão dos aspectos fundamentais do importante trabalho do Vereador como representante do povo em seu município. O curso trata de questões como: quais são as atribuições do Vereador? Quais são seus direitos e deveres? O que ele pode ou não pode fazer no exercício de seu mandato? Quais as suas responsabilidades legais? Quais os benefícios que seu trabalho pode fazer ao povo? Para responder essas questões, também são incluídas informações sobre a organização dos Municípios e das Câmaras Municipais. São oferecidas 40 vagas destinadas aos parlamentares, assessores e servidores das Casas Legislativas, bem como aos cidadãos Interessados em conhecer o funcionamento do poder legislativo municipal.

3. Educação a Distância no Interlegis - O curso Educação a Distância na Interlegis apresenta, de forma seqüencial, as principais modificações que ocorreram durante o final do século XIX e ao longo do século XX e que afetaram diretamente o mundo do trabalho e conseqüentemente, a organização da sociedade. Neste contexto, a Educação a Distância é apresentada como alternativa de democratização da educação, principalmente no final do século XX, surgindo como tendência universal para o novo milênio. Com duração estimada de 24 horas, são oferecidas 40 vagas dirigidas aos parlamentares, assessores e servidores das Casas Legislativas, bem como aos cidadãos interessados em conhecer o Programa de Educação a Distância do Interlegis.

4. Busca da Qualidade - Com duração estimada de 30 horas, o curso Busca da Qualidade apresenta, de forma seqüencial, o conceito de qualidade, os conceitos agentes e os processos relacionados à qualidade. Os conceitos estão em nível introdutório. Não se trata de um estudo exaustivo do assunto, mas de uma sensibilização para despertar o interesse pela aplicação da qualidade no ambiente de trabalho e no âmbito pessoal. São oferecidas 40 vagas destinadas aos parlamentares, assessores e servidores das Casas Legislativas, bem como aos cidadãos interessados no assunto.

Secretaria de Imprensa

Maria Nascimento com Itimara Figueredo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com