Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 8 de setembro de 2015 14h10


ESCOLA DO LEGISLATIVO/ EMAM

Presidente da AL participa de encerramento do curso de Teoria Política

Maluf e Wilson Santos prestigiam encerramento do curso, que foi voltado para os servidores da Assembleia Legislativa

SANDRA COSTA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Aula de encerramento do Curso de Capacitação da Escola do Legislativo (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), participou nesta terça-feira (8), do encerramento do curso de “Aperfeiçoamento em Teoria Política”, voltado para os servidores da Casa numa parceria da Escola do Legislativo e Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam). Vinte e oito servidores receberam certificado de conclusão do curso.

Na oportunidade, Maluf destacou a importância de investimentos para a capacitação dos servidores da Assembleia Legislativa. “Primeiramente, precisamos melhorar a condição da nossa Escola do Legislativo, que tem como função primordial capacitar os servidores para tornar cursos como esse mais frequentes dentro da Casa. E, dessa forma, aperfeiçoar a prestação de serviço. Esse é o principal objetivo desta Mesa Diretora”.

Quem também esteve presente foi o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que palestrou aos servidores sobre a diferença entre escola seriada e ciclada. Explica que a primeira tem avaliação e é excludente a partir do momento em que os índices de evasão e repetência são altos.

“Já o ciclo de formação humana não reprova e tem por base a ‘enturmação’, que não é pelo conhecimento e sim pela faixa etária, com salas de superação. A nova compreensão de é que há um conjunto de responsáveis pela reprovação do aluno, entre eles gestores, professores e família”.

Conforme Santos, para discutir o assunto, foram realizadas oito audiências públicas e um relatório será finalizado este mês. “Com a formação em ciclos, a concepção é de avanço, uma vez que supera a escola seriada, mas os governos ainda não levam a sério, os professores não foram conquistados pela ideia e nem preparados para essa nova organização de ensino”.

PALESTRA – A última palestra foi ministrada pela doutora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Liliane Capilé, que falou sobre “O Estado e Poderes Constituídos”. Ela relembrou pensadores como Hobbes e Locke, que deram grande contribuição a partir de fundamentos políticos e organização de Estado. “Se pensa Estado pela via da razão e é o formato de Estado e das suas instituições que definem a cidadania de um povo”.

Neste sentido, Liliane destaca que há vários conceitos de cidadania, que envolvem os deveres do Estado e os direitos dos cidadãos. Afirmou que política pública não pode existir sem gestão, controle social e financiamento.

“Já entre os principais fundamentos republicanos podem ser reconhecidos na validade de leis únicas e universais, laicidade do Estado, separação do público do privado, na independência dos poderes, no esforço por democratizar instâncias de decisão e no reconhecimento das políticas públicas como de Estado e não de governo”.

Essa foi a segunda edição do curso e teve objetivo de oferecer uma capacitação para assessores da área jurídica dos gabinetes dos deputados e procuradores da Casa. Foram realizadas 11 palestras.

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760


Associadas


Imagens