Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de julho de 2017 16h51


QUALIVIDA

Supervisão de Saúde da ALMT amplia atendimento à população

Prevenção de doenças e palestras são realizadas em programas como Assembleia Itinerante e Escola em Movimento

LAÍS COSTA MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Supervisor do Qualivida, médico Carlos Carretoni destaca a importância dos programas da ALMT  (Foto: André Romeu/ALMT)

A Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) ampliou seus atendimentos para a população do estado por meio de algumas iniciativas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), como os programas Escola Legislativa em Movimento e Assembleia Itinerante. Assim, os profissionais puderam prestar serviços e ao mesmo tempo avaliaram as condições das unidades de saúde existentes nos municípios por onde passaram.

No Assembleia Itinerante, a equipe realizou exames de eletrocardiograma e aferição da pressão arterial e da glicemia. Com o diagnóstico, foi possível encaminhar os participantes com suspeita de doenças para atendimento especializado ou para exames complementares. O médico cardiologista Carlos Carretoni, coordenador da Qualivida,  explica que o objetivo é chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde e assim prevenir doenças graves.

“Fomos convidados a participar desta iniciativa para alertar a população a problemas que hoje são epidemias, como hipertensão e obesidade, e que podem ser evitados com mudanças de hábitos. Também realizamos os exames que, quando identificada uma alteração, podem evitar problemas mais sérios ou desfechos negativos, como um infarto”, explicou o médico.

O fisioterapeuta Jaime Figueiredo afirma que a participação no Assembleia Itinerante é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que faz diagnósticos e alerta a população sobre a importância da prevenção também possibilita uma análise das condições das unidades de saúde existentes. “Voltamos uma visão sobre os serviços e infraestrutura do setor e podemos propor melhorias e discutir alternativas viáveis”, explicou o servidor da ALMT.

Outro programa que contou com a participação da Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida foi o Escola Legislativa de Movimento, que leva a estudantes informações sobre o Poder Legislativo, meio ambiente, segurança pública e realiza palestras sobre orientação vocacional. É nesta parte que conta com a participação do Qualivida.

O psicólogo  Gerson Fabrício explica que a palestra serve para falar um pouco sobre as alternativas existentes e pontos que devem ser considerados na hora de escolher uma profissão. “Auxiliamos os jovens que na fase de escolha da profissão a seguir e levamos esperança sobre o futuro a ser traçado por eles. É um trabalho muito interessante”.

No início do ano, em janeiro, a equipe da Qualivida participou da 33ª Corrida de Reis, disponibilizando atendimento e orientação para os corredores e como apoio para os servidores da Assembleia inscritos.

Saúde no Trabalho - A Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) é o setor responsável pelo atendimento dos servidores da Assembleia Legislativa, bem como dos dependentes, e foi implantado para promoção da saúde e tratamento dos trabalhadores do Poder Legislativo. Este ano, nos primeiros seis meses, mais de cinco mil atendimentos foram realizados, entre médicos, odontológicos, psicológicos, de enfermagem e de fisioterapia.

As iniciativas de promoção da saúde buscam estimular os servidores a adotarem hábitos saudáveis, com a prática de exercícios físicos, correção postural e educação alimentar. Para isso, foi implantada a ginástica laboral, a caminhada no Parque das Águas e uma campanha sobre postura.

De acordo com o médico Carlos Carretoni, as ações incentivam o servidor a adotar um melhor estilo de vida. “Otimizamos os atendimentos e promovemos ações para estimular hábitos saudáveis”, afirma Carretoni.

Entre as especialidades médicas, o Qualivida disponibiliza atendimento nas áreas de urologia, ginecologia, endocrinologia, cardiologia e clínica geral. Ainda existem atendimentos clínicos e terapêuticos de fisioterapia, odontologia e psicologia, além de perícias.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens