Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de junho de 2017 14h07


REGIONALIZAÇÃO

Vila Bela da Santíssima Trindade recebe 'Educação Legislativa em Movimento' nesta quarta

O projeto teve início no mês de abril passado, na Escola Deputado João Evaristo Curvo, município de Jauru, e já está em sua quinta edição. A próxima unidade de ensino a sediar o evento deve ser a Escola Adalgisa de Barros

ALÉSSIO PINTO / ASSESSORIA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO



Vila Bela da Santíssima Trindade (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O projeto “Educação Legislativa em Movimento”  chega nesta quarta-feira (28) à Escola Estadual Verena Leite de Brito, em Vila Bela da Santíssima Trindade.  Serão dois dias de palestras, oficinas e aulas de reforço,  com destaque para a história regional, em  função de que o município foi a primeira capital de Mato Grosso. O Instituto  Memória do Poder Legislativo deve expor durante o evento as  leis relacionadas à cidade, inclusive a original de 1835, que oficializou a transferência da capital para Cuiabá.  Vila Bela foi criada pela Coroa Portuguesa devido às riquezas contidas em seu solo, mas perdeu o status de capital em função de vários problemas enfrentados, tais como: a distância dos grandes centros;  a existência de várias doenças tropicais e a proximidade da divisa com a Bolívia.

O “Educação Legislativa em Movimento” é um projeto criado pela Assembleia Legislativa com objetivo de percorrer os municípios mato-grossenses,  levando mais conhecimento e cidadania aos estudantes da rede estadual de ensino.  O projeto teve início no mês de abril passado, na Escola Deputado João Evaristo Curvo, município de Jauru, e já está em sua quinta edição. Além de Jauru, passou pela Escola Filogônio Corrêa, no Distrito da Guia;  pela Escola André Avelino Ribeiro, em Cuiabá; depois pela Escola João Sato, em  Araputanga,  e agora à Escola Verena Leite de Brito, em Vila Bela da Santíssima Trindade.  A próxima edição deve ser realizada na Escola Adalgisa de Barros, em Várzea Grande.

Em Vila Bela, o projeto será aberto oficialmente nesta quarta-feira, às 19 horas. Em seguida, haverá palestra sobre prevenção ao uso do álcool e das drogas;  história de Mato Grosso, além de exposição do Instituto Memória,  oficinas de reciclagem e plantio de mudas de árvores nativas.  Na quinta-feira (29),  às 7 horas da manhã, o “Educação Legislativa em Movimento” será retomado,  com palestra sobre cidadania, proferida pela Polícia Judiciária Civil;  jovens líderes como parte da solução; história da fundação de Vila Bela  e  apoio vocacional.  No período da tarde, haverá mais uma rodada de palestras e oficinas e, encerrando o segundo dia do evento, serão apresentados os talentos artísticos da escola. Na sexta-feira (30), no período da manhã,  haverá visitas técnicas nas demais  escolas do município.                        


Coordenadoria da Escola do Legislativo


Associadas


Imagens