Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de novembro de 2021 17h00


MATO GROSSO

Faissal propõe linhas de crédito para energia solar através da Desenvolve MT

Deputado apresentou indicação que visa incentivar implantação de energia fotovoltaica no estado

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão da manhã de quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a indicação nº 8242/2021 para abertura de linhas de crédito para aquisição e implantação de sistemas de energia fotovoltaica para pessoas físicas e jurídicas. Os recursos, de acordo com a proposta do parlamentar, seriam disponibilizados por meio da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT).

As linhas de crédito, segundo o deputado, são fundamentais para que a população e as empresas possam fazer a compra e instalação de placas solares e demais equipamentos, tendo em vista a enorme dificuldade que os moradores de Mato Grosso vêm enfrentando com o aumento na conta de energia elétrica. A energia fotovoltaica é produzida a partir de luz solar, e pode ser obtida mesmo em dias nublados ou chuvosos, sendo uma fonte limpa e renovável.

“Mato Grosso está em quarto lugar no ranking de geração de energia solar no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre 2020 e 2021, a Energisa registrou aumento de 200% nos pedidos de análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição. Esses dados nos mostram que cada vez mais consumidores estão migrando para esse sistema, demonstrando que iniciativas como a abertura de linhas de crédito, principalmente para pessoas físicas, é fundamental para que esse número aumente ainda mais”, afirmou Faissal.

O valor médio de instalação de painéis de energia solar pode chegar a cerca de R$10 mil em residências e até R$30 mil nas redes comerciais. Além dos valores de instalação, há também custos de manutenção e aprovação da concessionária de energia. Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito para financiamento exclusivo de energia sustentável, com uma taxa de juros a partir de 1,17% ao mês.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br