Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 10 de setembro de 2019 12h23


PRIORIDADE

Fávero vai a Jaciara debater implantação da escola militar

Parlamentar é autor da Lei nº 10.920/2019, que facilita a implantação e construção de escolas cívico/militar nos municípios mato-grossenses

JOELMA PONTES / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: JOELMA PONTES

O deputado estadual Silvio Fávero e a secretária de estado de Educação, professora Marioneide Angélica Kliemaschewsk participaram de uma audiência pública, na Câmara de Jaciara, nessa segunda-feira (09), para debater a implantação da escola na modalidade cívico/militar na cidade. Ambos foram recebidos pelo prefeito Abdo Mohammad, por vereadores, pela promotora de Justiça Cássia Hondo e a população que manifestou apoio à nova modalidade de ensino.

Fávero, autor da Lei nº 10.920/2019 que facilita a implantação e construção de escolas cívico/militar nos município, explicou que os colégios serão implementados em uma ação conjunta das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Sesp). E assim, criar mecanismos que favoreçam educação de qualidade, policiamento comunitário, e o enfrentamento da violência no ambiente escolar visando à promoção da cultura de paz e o pleno exercício de cidadania.

O objetivo, segundo o deputado, é que os 141 municípios de Mato Grosso tenham pelo menos uma unidade de ensino cívico/militar. Atualmente, o Estado conta com a apenas oito escolas militares, sendo sete comandadas pela Polícia Militar em Cuiabá, Confresa, Juara, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis, e uma pelo Corpo de Bombeiro Militar, em Alta Floresta.

De acordo com a secretária, o modelo de gestão e de ensino é o respalda as unidades cívico/militares. “O grande argumento que respalda a escola militar é a qualidade dos resultados que ela tem trazido à sociedade. A educação é direito de todos, dever do Estado e da família”, salientou ao informar que as unidades a serem implementadas em Mato Grosso serão administradas em parceria com a Polícia Militar.

Com a implantação da escola em Jaciara sobe para nove, o número de colégios nessa modalidade. No município, a previsão é que a unidade atenda, de forma regionalizada, cerca de 700 alunos. As obras, já avançadas em mais de 90% da sua execução, deverá ser concluída e entregue ainda no primeiro semestre de 2020.

Otimista, Silvio Fávero acredita que em fevereiro do ano que vem, a unidade esteja apta para oferecer atendimento à comunidade. “Queremos garantir excelência no ensino, transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, o respeito à família, à pátria e o incentivo ao esporte. Respeito ao professor, inclusive, que tem sido alvo de violência, constantemente, nas salas de aula”, observou Fávero.

BARRA DO GARÇAS – No dia 26 de setembro, o deputado Silvio Fávero participará de outra Audiência Pública, desta vez na Câmara Municipal de Barra do Garças, para tratar da retomada das obras do Projeto Escolar Militar – Tiradentes, na antiga instalação da Escola Dom Bosco.


Gabinete do deputado Silvio Fávero