Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 10h13


VISITA

Hospital Regional de Colíder é vistoriado pela Comissão de Saúde da ALMT

De janeiro a julho de 2019, a unidade hospitalar de Colíder registrou um total de 12.622 atendimentos de urgência, 4.604 consultas médicas, 13.288 procedimentos ambulatoriais e 1.236 cirurgias.

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: Helder Faria

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou visita técnica ao Hospital Regional de Colíder na tarde de sexta-feira (23). A unidade presta assistência de saúde em média e alta complexidade a 15 municípios de abrangência, atendendo a uma população de cerca de 130 mil habitantes, além de população indígena do norte de Mato Grosso e do estado do Pará, sendo considerado como centro de referência no atendimento à saúde pública da região.

Durante a visita, os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), Dr. Eugênio (PSB), Dr. Gimenez (PV), Janaina Riva (MDB), Paulo Araújo (PP) e Valdir Barranco (PT) conheceram as instalações do hospital, acompanhados do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e de técnicos da Comissão de Saúde.

Inaugurado em 1992, o Hospital Regional de Colíder atende mais de dois mil pacientes por mês, sendo um polo de referência na área de saúde para seis municípios do Nortão. Além de Colíder, a unidade recebe pacientes das cidades de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Marcelândia e Nova Guarita, a população indígena e até do sul do Pará. O Hospital Regional de Colíder conta com 14 especialidades médicas, 90 leitos e mais de 300 funcionários.

Na avaliação do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, as visitas realizadas pela Comissão de Saúde são extremamente relevantes. “Não há coloração partidária nessa iniciativa da ALMT. Estamos todos pensando naquilo que é melhor para a população do estado. A presença dos deputados permite que sejam visualizadas in loco as nossas necessidades e, assim, aportados, por meio de emendas, recursos para que tenhamos resolutividade nos problemas existentes”, comentou Figueiredo.

Segundo Gilberto Figueiredo, já existe um prazo para fazer funcionar no Regional de Colíder a UTI pediátrica e neonatal. “Já publicamos o edital de contratação do serviço médico e de todo o equipamento, pacote completo, para fazer funcionar a UTI pediátrica e neonatal do Hospital Regional de Colíder. Nossa equipe de infraestrutura também desenvolve o projeto de investimento para a melhoria global do hospital, assim como fazemos nos demais”, anunciou o secretário.

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi (PSD), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Mato-grossense, avalia que a visita técnica deverá reforçar e dinamizar o envio de recursos pelo governo estadual ao Hospital Regional de Colíder.

“Eles conheceram todas as necessidades, as demandas e viram o que pode ser feito para melhorar o atendimento no hospital. Mas nós, de Colíder, não podemos deixar de ir ao enfrentamento para buscar melhorias. E esses recursos para a saúde são buscados através do bom diálogo. Por isso a relevância dessa visita no nosso Hospital Regional”, afirmou o prefeito.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo, classificou como positiva a situação do Regional de Colíder. “O Regional de Colíder tem uma estrutura física relativamente boa e vem atingindo o objetivo de ser um hospital referência para a população do Nortão do estado. Claro que algumas coisas ainda precisam melhorar, mas de fato o hospital vem cumprindo o seu papel de produzir bons resultados para o Sistema Público de Saúde de Mato Grosso”, disse o presidente.

De acordo com Paulo Araújo, os relatórios técnicos serão entregues oficialmente ao governo do estado através da Secretaria Estadual de Saúde. “A missão oficial da Comissão de Saúde é visitar todas as unidades hospitalares geridas pela Secretaria Estadual de Saúde, faltando tão somente o Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, que será a última unidade hospitalar a ser visitada. Todas as visitas estão sendo produzidos os relatórios técnicos, para que nós possamos fazer um encaminhamento oficial junto ao governo do estado. Acredito que essas visitas técnicas por parte da comissão se estendam também para as unidades hospitalares que recebem recursos financeiros por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Já existe uma demanda por parte dos gestores dos municípios de Poconé, Confresa, Tangará da Serra, entre outros, para que a comissão realize as visitas, porém iremos deliberar em reunião ordinária da comissão a extensão das visitas para esses municípios”, informou Araújo.

O deputado Dr. Eugênio, que é membro titular da Comissão de Saúde, falou sobre os investimentos em saúde no estado a partir das emendas parlamentares e orçamento financeiro da pasta. “Acredito que a autonomia financeira para a secretaria será o melhor caminho. Existe um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa que faz com que 12% do que é para ser investido na saúde fique direto na secretaria. O PL é de autoria do deputado Xuxu Dal Molin, e com a apreciação positiva da matéria tenho convicção que a situação da saúde aqui em Mato Grosso possa melhorar ainda mais”, concluiu o parlamentar.

Para a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva, as vistorias aos hospitais regionais foram extremamente válidas para que os parlamentares levem o assunto ao Parlamento na hora de debater o orçamento do próximo ano. Segundo ela, foi triste assistir, ao longo do governo passado, ao sucateamento das instituições.

"Estamos começando a debater o orçamento para o próximo ano na Assembleia Legislativa e essa visita foi fundamental para termos a noção do trabalho que está sendo realizado pelo governo do estado e de que este fortalecimento dos hospitais regionais precisa de orçamento para continuar sendo feito. Eu me comprometi a destinar minhas emendas na totalidade para isso, mas também vou trabalhar na LDO e na LOA a previsão de orçamento para isso", explicou Janaina.

Atendimentos - De janeiro a julho de 2019, a unidade hospitalar de Colíder registrou um total de 12.622 atendimentos de urgência, 4.604 consultas médicas, 13.288 procedimentos ambulatoriais e 1.236 cirurgias.

Visitas técnicas - O Hospital Regional de Colíder foi a décima segunda unidade de saúde a receber a visita da Comissão de Saúde. Também já foram vistoriadas as unidades hospitalares dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726


Relacionadas


Galeria de Imagens