Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 11 de outubro de 2019 16h01


APROVADO EM PLENÁRIO

Iniciativa de Xuxu Dal Molin institui Farmácia Solidária Integrada em Mato Grosso

Projeto de lei segue para sanção do Poder Executivo e poderá beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Em sessão plenária realizada na última quarta-feira (9), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovaram o Projeto de Lei 211/2019, de autoria do deputado Xuxu Dal Molin (PSC), que institui o programa Farmácia Solidária Integrada no âmbito do estado de Mato Grosso.  

A iniciativa busca garantir que, por meio da doação de medicamentos em bom estado de conservação, a população em situação de vulnerabilidade possa ter acesso a medicamentos, muitas vezes inacessíveis devido ao valor, e que por outro lado são descartados por parte da população.

“É comum encontrarmos medicamentos armazenados em prateleiras das residências, esquecidos pelo tempo, muitas vezes sequer utilizados e posteriormente descartados de maneira equivocada. Precisamos fazer um destino correto desse material, poder contribuir com a economia e também salvar vidas. Isso é também é saúde pública, buscar soluções que possam ser implementadas, sem onerar o estado e auxiliando quem precisa”, destacou o deputado Xuxu Dal Molin.

O parlamentar destaca ainda que o projeto também traz solução para reduzir  o desperdício de medicamentos e ainda faz  importante trabalho social. “Muitos medicamentos pesam no orçamento doméstico, principalmente as pessoas mais carentes”, disse.

De acordo com o projeto, poderão credenciar-se ao programa como fornecedores quaisquer interessados em doar medicamentos que estejam em condições estabelecidas. Os medicamentos coletados farão parte de um cadastro diretamente vinculados à Secretaria de Estado de Saúde, com informação do doador, data da doação, nome do medicamento e data de vencimento.

Os medicamentos deverão ser estocados em local adequado, sendo fornecido ao beneficiário do programa Farmária Solidária Integrada mediante apresentação de receita médica original, a qual será arquivada pelo órgão competente.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin