Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 3 de junho de 2020 14h53


Capacitação

Instituição de Ensino Superior para o Sistema Penitenciário é meta para João Batista

A proposta será apresentada ao Governo do Estado e conta com a ajuda da Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário.

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Ronaldo Mazza

Com a finalidade de promover mais avanços para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso, o deputado estadual João Batista (PROS), policial penal e presidente licenciado do Sindspen (Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso), irá propor ao Governo do Estado a criação de uma Instituição de Ensino Superior para o Sistema Penitenciário. O projeto foi elaborado pela Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (Ceasp).

Seguindo o modelo de outros setores da Segurança Pública, Batista explica que o ensino superior é a “porta de entrada” para a prestação de um serviço de qualidade. “A exigência de um nível de escolaridade superior, como exemplo da Polícia Militar e Civil, só mostrou a qualificação destes profissionais, desde o comportamento até o atendimento à sociedade”, disse.

Para o deputado, a mudança de “escola penitenciária”, para “instituto de ensino superior” irá oferecer a qualificação adequada aos servidores do sistema penitenciário, oferecendo um serviço de qualidade dentro das unidades e fora delas.

“Este é um compromisso que tenho com a Ceasp. Para isso, mantenho contato direto com o coordenador Rege da Rocha. Dentro do parlamento, irei buscar junto a outros deputados a ajuda necessária para construção da instituição de ensino. Vou trabalhar para que os recursos necessários sejam alocados nesse projeto. Podemos encaminhar emendas, destinar parte do duodécimo e negociar com o Governo do Estado”, argumentou João Batista.

Para que o projeto se torne viável, o parlamentar explicou que o “pontapé” inicial deve partir do Poder Executivo, e para isso, ele disse que irá apresentar a ideia elaborada pela Ceasp. “Vou levar todo o estudo e pareceres elaborados pela Coordenadoria, para que desta forma, o projeto aporte na Assembleia por meio do Governo do Estado. Acredito que desta forma vamos dar mais celeridade a todo o trâmite”, disse.


Gabinete do deputado João Batista