Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021 08h31


MEMÓRIA

Instituto Memória do Poder Legislativo poderá se chamar Lenine Póvoas

Projeto de resolução do deputado Allan Kardec homenageia o centenário do historiador mato-grossense

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Projeto de resolução foi apresentado pelo deputado Allan Kardec em sessão plenária

Foto: Marcos Lopes

Um projeto de resolução apresentado pelo deputado Allan Kardec na última quarta-feira (10) propõe a alteração do nome do Instituto Memória do Poder Legislativo para Instituto Memória Lenine de Campos Póvoas. A proposta do projeto é prestar um tributo pela vida e obra de Lenine de Campos Póvoas em seu centenário, homenageando sua atuação parlamentar e a relevante e efetiva participação na história e cultura de Mato Grosso.

Autor da proposta, durante sessão ordinária no Plenário, Kardec afirmou que “eternizar o nome de Lenine de Campos Póvoas no Instituto Memória é fazer justiça com uma grande personalidade política mato-grossense que fez história no parlamento e fora dele”.

Lenine Póvoas foi deputado estadual por duas legislaturas, 1947/1950 (Constituinte) e 1951/1954. Filho único de um casal de professores, Nilo Póvoas e Rosa de Campos Póvoas, Lenine prezou muito pela educação. Bacharel em Direito, atuou como professor titular de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso.

Esteve em diversos cargos políticos, criou veículos de imprensa e se tornou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras. “Durante muitas décadas a cultura e a história mato-grossense tiveram representatividade no Parlamento, com a presença de grandes pensadores”, lembra Kardec, reforçando a qualidade e profundidade dos debates na época, registrados em atas pertencentes ao acervo do instituto.

Lenine recebeu diversas condecorações, entre elas a Ordem do Mérito de Mato Grosso, no grau de Grande Oficial; Comenda Filinto Müller, da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Diploma de Benemérito dos Desportos Mato-grossenses; Diploma do Benemérito Constituinte, da Assembleia Legislativa estadual; Medalha da Federação das Academias de Letras do Brasil - FALB. Foi também vencedor do prêmio internacional Pero Vaz de Caminha, outorgado pelo Centro de Turismo de Portugal, órgão do Ministério do Interior de Portugal.

Instituto Memória do Poder Legislativo - O Instituto Memória do Poder Legislativo foi criado em 15 de outubro de 1987, pela Resolução nº 16. Nasceu de um propósito do deputado Teócles Maciel, acatado pela Mesa Diretora presidida pelo deputado Roberto França que, entendendo a importância da ideia, apresentou em Plenário um projeto de resolução que foi aprovado e criou-se então na estrutura da Casa esse organismo que reúne, sistematiza, divulga e preserva a documentação produzida, histórica e contemporaneamente pelo Parlamento.

O Instituto Memória é o guardião e detém a custódia definitiva e intransferível de todo esse acervo documental produzido pelo Legislativo mato-grossense. É um acervo composto por documentos da mais variadas naturezas e abarca a extensa e rica produção legislativa entre a baliza cronológica que vai de 1835 a contemporaneidade.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec