Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 18 de março de 2019 13h57


CAPACITAÇÃO

João Batista participa da abertura do II Curso de Contenção Penitenciária na ALMT

Deputado destaca que qualificação mato-grossense é referência para outros estados do país

EVERALDO GALDINO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual João Batista (Pros) participou, na manhã desta segunda-feira (18), da abertura do II Curso de Contenção Penitenciária. A solenidade, requerida pelo parlamentar, foi realizada no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O curso irá atender 55 profissionais da Segurança Pública e segue até o dia 25 deste mês.

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas sobre contenção em recinto carcerário; técnicas e tecnologia menos que letais; noções de gerenciamento de crises; armamento e tiro; imobilizações e direitos humanos. As aulas serão realizadas na área de treinamento da Penitenciária Central do Estado e na sede da Diretoria de Ensino Penitenciário.

Na oportunidade, o parlamentar, que sempre defendeu a qualificação dos servidores públicos em Mato Grosso, afirmou que a capacitação administrada pela Escola Penitenciária é referência para outros estados desde quando atuava nos encontros do movimento sindical.

“Em nome dos instrutores e dos representantes da Escola Penitenciária, parabenizo a todos pela continuidade do curso, que nos traz muito orgulho.  Como representante do Parlamento e como representante da categoria dos agentes penitenciários, sinto-me muito feliz”, destacou o deputado João Batista.

Durante o evento, o diretor da Escola Penitenciária, Edison Leão, explicou sobre a capacitação. “Este curso é voltado para aqueles servidores penitenciários que atuam diretamente com os  reeducandos, principalmente para levarem o conhecimento e aplicar em situações de motins e rebeliões, quando ocorrerem. Por isso há necessidade de qualificar os profissionais, para trabalharem dentro das normas de segurança e prevenção. Tanto para o agente penitenciário quanto ao reeducando, a capacitação é para prevenir. O agente capacita para intervir uma crise sem causar dano ao preso”.

Estavam na abertura do curso, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Jacira Maria da Silva Costa, o diretor da Penitenciária Central e um dos instrutores do curso de contenção, Revétrio Francisco, e demais servidores  das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cáceres.


Gabinete do deputado João Batista