Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de maio de 2019 18h12


TRABALHADORES

João Batista apoia Fórum Sindical na defesa do funcionalismo público

O deputado declarou total apoio aos sindicalistas durante reunião na ALMT, nesta quarta-feira (15)

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual João Batista (Pros) esteve reunido com a comissão de representantes do Fórum Sindical, nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Durante a reunião, os sindicalistas cobraram ações efetivas da Casa de Leis em defesa dos direitos dos trabalhadores do Poder Executivo.

De acordo com o parlamentar, alguns dos assuntos discutidos foram o pagamento em dia dos salários, a Revisão Geral Anual (RGA) e o parcelamento do 13° salário dos servidores. “Essa agenda foi um pedido dos membros do Fórum Sindical que esperam que a ALMT seja mais incisiva com o governador na cobrança dos direitos dos trabalhadores”, esclareceu João Batista.

Oscarlino Alves, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma), destaca que durante o encontro outros temas foram colocados em debate, dentre eles, o decreto do governo em relação às licenças denominadas ‘prêmio’ e cumprimento da lei que garante o direito à redução da jornada de trabalho aos servidores com filhos portadores de deficiência física.

“Vale ressaltar que nós, dirigentes sindicais, não somos contra os pagamentos da RGA dos demais Poderes, mas cobramos um tratamento igualitário, isonomia, como reza a Constituição estadual. Questionamos é que só o Executivo tem dado parcelas de sacrifício para o estado, primeiramente quando os salários passaram a ser pagos até o dia 10 do mês subsequente em 2017 e agora com atrasos e o não pagamento da RGA”, frisou Oscarlino.

O deputado João Batista afirma ainda que a presidente em exercício, Janaina Riva (MDB), que também participou da reunião, se comprometeu junto aos demais deputados em solicitar uma agenda com o governador Mauro Mendes (DEM), com a proposta de buscar o cumprimento das leis vigentes do Poder Executivo. “Aqui nesta Casa, sou oposição ao governo em todas as matérias que retiram direitos dos trabalhadores e que causam prejuízo à sociedade como um todo. O Fórum Sindical tem meu total apoio no que tange à luta em defesa do funcionalismo público de Mato Grosso”, finalizou o parlamentar.

Participaram do encontro os deputados estaduais Elizeu Nascimento (DC), Delegado Claudinei (PSL), Lúdio Cabral (PT), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSDB) e o líder de governo, Dilmar Dal Bosco (DEM).


Gabinete do deputado João Batista