Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 12 de agosto de 2019 18h53


DIREITO SOCIAL

Lei autoriza prorrogação de licença-paternidade para militares

Prazo atual é de 5 dias; deputado destaca atribuições paternas após o parto

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: RONALDO MAZZA / ALMT

Policiais militares de Mato Grosso poderão ser beneficiados com até 20 dias de licença-paternidade.  Esse é o teor do Projeto de Lei nº 795/2019, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

O parlamentar apresentou o projeto na sessão ordinária do dia 25 de junho. Pela proposta, a licença-paternidade dos servidores públicos militares será concedida para até 20 dias. Atualmente, o prazo limite é de 10 dias, sem qualquer possibilidade de prorrogação.

Pela proposta, que ainda depende de aprovação da Assembleia Legislativa e sanção governamental, poderão ser contemplados os militares que requereram o benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento ou a adoção.

A prorrogação da licença-paternidade terá duração de dez dias, além dos dez dias já autorizados pela Lei Complementar nº 555 de 2014.

Ainda, fica estipulado que o beneficiado não poderá exercer qualquer atividade remunerada durante a prorrogação da licença. O eventual descumprimento desta exigência implicará no cancelamento desse "aumento" da licença e o registro da ausência como falta ao serviço.

Na justificativa, o deputado Wilson Santos afirma que a possibilidade de alongamento é essencial para o desempenho das atividades paternas na fase inicial de vida do filho.

“Para o pai, permanecer por mais tempo afastado do trabalho é uma oportunidade de participar ativamente dos cuidados iniciais com a criança e de exercer seu papel na família. Com uma licença reduzida a cinco dias, poucos pais conseguem acompanhar a primeira consulta do bebê ao pediatra após a alta, por exemplo. Para a mãe, que normalmente concentra os cuidados iniciais ao bebê, ter o companheiro por perto pode ser um alívio na rotina, muitas vezes, estressante e sobrecarregada do pós-parto". "Em situações mais extremas, como quando a mulher enfrenta quadros de saúde debilitada ou de depressão pós-parto, o companheiro serve como uma figura de apoio e suporte fundamenta”, complementou.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420