Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 12h42


SETEMBRO AMARELO

Live aborda educação financeira como prevenção ao suicídio

Com enfoque em auxiliar pessoas endividadas, o evento on-line será às 18h, no instagram do deputado Dr. Gimenez, com a educadora financeira Renata Mello

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Foto: Rose Domingues Reis / Gabinete do deputado Dr. Gimenez

Em meio à crise da pandemia da Covid-19, o porcentual de famílias brasileiras com dívidas atingiu novo recorde ultrapassando 60 milhões de pessoas. Para tratar deste tema, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) realizará uma live nesta terça-feira (22), às 18h, com a educadora financeira Renata Mello.

O parlamentar explica que a palestra on-line integra a programação da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. “Temos um quadro ainda mais grave de desemprego, falências e obviamente dívidas nesta pandemia que precisa ser tratado de maneira preventiva, pois afeta a saúde física e mental da população”.

A história da servidora pública Renata Mello, que atualmente também é educadora financeira, palestrante e empreendedora, é uma amostra que é possível redirecionar a vida financeira. “Cheguei a um ponto que não tinha mais dinheiro, estava totalmente endividada e sofria muito, hoje compartilho tudo o que aprendi”.

Segundo ela, falar sobre dinheiro não é apenas sobre dinheiro, envolve um conjunto de hábitos e crenças que precisam ser reeducados e o momento de crise pode ser uma oportunidade de fazer isso. “Precisamos estar mais atentos à indústria do marketing, que nos leva a um consumo desenfreado, mas, afinal, do que realmente precisamos para viver?”.

O cartão de crédito é citado como um dos vilões na vida dos brasileiros, já que é usado de forma equivocada para “elevar” o padrão de vida acima da renda mensal. Renata frisa que uma solução em médio e longo prazo para evitar esses problemas é a implantação da disciplina com estudantes, conforme estabelece as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A partir da educação financeira, os alunos poderão aprender sobre taxas de juros, inflação, aplicações financeiras e impostos. Outro ponto positivo é que essa abordagem favorece o estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”, avalia a especialista.

 

SERVIÇO

Evento: Live “Depressão, endividamento e suicídio”

Data: 22/09 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: @drgimenezmt


Gabinete do deputado Dr. Gimenez