Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de abril de 2020 17h55


ESCLARECIMENTO

Lúdio Cabral convoca secretário de Fazenda para apresentar situação financeira de MT na pandemia

Deputado quer informações sobre as projeções do Estado para queda na receita e aumento da despesa no combate ao coronavírus

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (13), a convocação do secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo. O requerimento de convocação foi proposto pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que quer informações sobre a situação financeira do Estado no período da pandemia da covid-19.

“Na semana passada, o secretário se pronunciou na imprensa, mas considero muito importante que ele venha à Assembleia apresentar com detalhes os números do governo. Precisamos das informações sobre a situação financeira atual do Estado, sobre as projeções para arrecadação e receita, a situação dos empréstimos que [o Estado] tem com a União e a previsão de despesas para esse período da pandemia”, afirmou Lúdio.

Na justificativa do requerimento, o deputado observou que o isolamento social e a redução da circulação de pessoas recomendada pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e por quase todas as autoridades sanitárias do mundo, tem como consequência a redução da atividade econômica. Por isso, Lúdio quer saber as projeções do impacto dessas medidas na receita do Estado. Além disso, a pandemia causada pelo coronavírus demanda investimentos do Poder Público, aumentando despesas em áreas essenciais.

A convocação foi transformada em convite a pedido do líder do governo, Dilmar Dal’Bosco (DEM), que agendou a ida de Gallo para o dia 22 de abril, às 16h. A proposta de Lúdio é que o secretário vá ao plenário da Assembleia, enquanto os deputados poderão acompanhar a sessão e questioná-lo de forma remota por meio do aplicativo Zoom, usado para realizar as sessões por videoconferência durante a pandemia. 

 

 


Gabinete do deputado Lúdio Cabral