Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 18 de setembro de 2020 14h30


CALENDÁRIO OFICIAL

Mato Grosso deve instituir dia estadual em memória às vítimas da Covid-19

Projeto de lei também estabelece o dia 3 de abril para homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha frente combatendo a pandemia

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Dr. Gimenez quer homenagear profissionais de saúde que trabalham como heróis

Foto: Ronaldo Mazza

O Dia Estadual em Memória dos Cidadãos que Faleceram em Decorrência da Covid-19 e em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente à pandemia deve passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso.

Conforme o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), autor do Projeto de Lei nº 803/2020, a data escolhida é 3 de abril, quando foi registrado o primeiro óbito pela doença no estado, que aconteceu em Lucas do Rio Verde, e passará a ser lembrada anualmente em luto por todas as vítimas.

 “O novo coronavírus é um inimigo invisível que trouxe muito medo, tensão, isolamento e muitos prejuízos econômicos à população mato-grossense, mas, para além de tudo isso, o rastro mais doloroso é o de mortes de amigos, familiares e colegas de trabalho”, afirma o parlamentar.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até esta quinta-feira (17) Mato Grosso registrou 110.705 casos de Covid-19, dos quais 3.226 óbitos; 15.355 pessoas estão em isolamento familiar com suspeita e/ou confirmação da doença; e 782 estão internados em tratamento. Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis concentram o maior número de casos e mortes.

Em relação aos profissionais da saúde, o Brasil já perdeu 350 profissionais da enfermagem e 217 médicos até o início de agosto. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso é o estado com maior número de mortes e o segundo com mais casos registrados em profissionais da enfermagem. Já são mais de 900 casos de médicos, enfermeiros e técnicos infectados.

 “Temos que homenagear esses profissionais de saúde que vêm trabalhando como verdadeiros heróis. Como ficam mais expostos, também estão entre as vítimas da doença, são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros que acabaram perdendo a vida para a Covid-19”, lamenta o deputado, que frisa sobre a necessidade de estabelecer a data como luto oficial anual e homenagem aos “heróis de jaleco”. 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez