Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de dezembro de 2001 00h00


MATO GROSSO GANHA O PRIMEIRO PARQUE ESTADUAL NO PANTANAL

Mato Grosso ganha o primeiro parque estadual no Pantanal

O Parque do Guirá é o segundo - de autoria de Bosaipo - criado nos últimos seis meses. O outro é o Parque do Araguaia (230 hectares) situado na região do mesmo

MARCOS CORRÊA / ALMT



É de Mato Grosso o primeiro parque estadual criado na região do Pantanal. A Assembléia Legislativa transformou em lei, na sessão da tarde desta 5ª feira (13), o projeto que cria o Parque Estadual do Guirá - situado na região do extremo sul do estado. Ele tem uma área aproximada de 100 mil hectares considerados indispensáveis à preservação ambiental.

O Parque do Guirá surge com o propósito de garantir a proteção dos recursos do ecossistema e a movimentação das espécies da fauna nativa da área que ele abrange, e ficará subordinado à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema).

“O frágil equilíbrio dos ecossistemas pantaneiros, definidos por dinâmicas de inundações periódicas, está sendo ameaçado pelas novas tendências de desenvolvimento econômico. Por causa disso, precisamos assegurar a proteção integral do ecossistema dessa região”, observou o autor do projeto, o presidente da AL, deputado Humberto Bosaipo (PL).

A área do parque - que leva o nome de uma ave cuculídea e também de uma vazante da região - fica localizada entre os Corixos Pato Branco e o Guirá até a Lagoa Uberaba, na divisa de Mato Grosso com a Bolívia. Ela abrange um enorme corredor ecológico e uma área de refúgio de animais em épocas de cheia.

Bosaipo alertou que os modelos tradicionais de pecuária estão sendo rapidamente substituídos pela exploração intensiva, acompanhada de desmatamentos e alterações de áreas naturais.

A maior do Mundo

O Pantanal é a maior planície inundável do mundo, com mais de 110 mil quilômetros quadrados e reúne um mosaico de diferentes ambientes, abrigando um grande conjunto de componentes vivos - plantas e animais - do seu ecossistema.

Ele está localizado no Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e faz fronteira internacional com a Bolívia e o Paraguai. O Pantanal é um dos mais importantes ecossistemas do planeta. Seu território ocupa uma imensa planície cortada pelo Rio Paraguai e afluentes.

A área aproximada da planície pantaneira, que está sujeita a inundações periódicas, é de 210.000km2. Sua declividade é muito suave, fato que dificulta o escoamento da água que cai copiosamente nos meses de verão - entre novembro e março.

Outro fator que contribui para aumentar o período de inundação é o fato de todos os rios do Pantanal serem afluentes de um único rio, o Paraguai, que não atende às necessidades de escoamento da água represada nos campos. Isso contribui para que uma grande área, ao longo de suas margens, permaneça o ano todo inundada, mesmo nos meses de estiagem. Habitam a região milhares de espécies vegetais e animais, incluindo uma enorme variedade de aves, tanto nativas como provenientes de outras áreas das Américas.

O Parque Estadual do Guirá é o segundo - de autoria de Bosaipo - criado nos últimos seis meses. Em agosto, a Assembléia também aprovou a criação do Parque Estadual do Araguaia (230 hectares), “cravado” na confuência do Rio das Mortes com o Rio Araguaia, que igualmente está subordinado à Fema.

O do Araguaia foi criado para assegurar a proteção dos recursos hídricos e a movimentação das espécies da fauna nativa, e preservar amostra representativa dos ecossistemas existentes na região. O projeto aprovado que o criou dá “oportunidades controladas” para uso público, educação e pesquisa científica.

Secretaria de Imprensa
Fernando Leal


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com