Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002 00h00


MATO GROSSO GERA INCENTIVO PARA INSTALAçãO DE INDUSTRIAS DE RECICLAGEM

Mato Grosso gera incentivo para instalação de industrias de reciclagem

"Ao contrário do que muitos imaginam, a relação custo/benefício de um projeto de reciclagem bem gerenciado pode apresentar resultados positivos surpreendentes"

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O projeto de Lei que obriga o estado a dar incentivos para instalação de industrias de reciclagem de lixo, apresentado em dezembro de 2001, pelo deputado Silval Barbosa (PMDB) foi sancionado pelo governo estadual.

Na avaliação do parlamentar as questões envolvendo o meio ambiente, inseridas no amplo conceito de "desenvolvimento sustentável" acaba sendo intensificada neste final de século, tornando uma tendência quase irreversível nos próximos anos. Segundo o parlamentar, diversos setores da sociedade passam a discutir a contribuir multidisciplinarmente com propostas emergentes de reciclagem.

"A reciclagem é mola propulsora deste processo, pois o conceito abrange diversos aspectos técnicos, econômicos e sociais da relação Homem x Meio Ambiente. Entender a importância da reciclagem é o primeiro passo, mas saber praticá-la é o desafio maior", define.

Ainda na avaliação do deputado peemedebista, o segredo para o sucesso de projetos de preservação ambiental está em sua sustentabilidade econômica. Para ele, os entendimentos em diversas etapas dos projetos são a garantia seu aperfeiçoamento.

"Neste contexto, a reciclagem tem-se mostrado excelente oportunidade de alavancagem de novos empreendimentos, traduzindo-se em geração de emprego e renda para diversos níveis da pirâmide social" garante Silval.

Segundo estudos preliminares desenvolvidos por um grupo de Cuiabá, com aproximadamente R$ 150 mil reais é possível montar uma recicladora de plásticos diversos. E com mais ou menos R$ 45 mil inicia-se um pequeno negócio no mercado de PET reciclável -ex. garrafas de refrigerantes, óleo comestível, etc.

Silval Barbosa afirma que tudo é reaproveitado, a exemplo, ele cita a transformação de fibras de coco em bancos para a industria de automóveis. "Vale lembrar das cooperativas de catadores, alternativa de emprego e renda para grande parte da população brasileira. Os catadores, aliás, são os maiores responsáveis pelos altos índices de reciclagem de alguns materiais, tais como latas de alumínio e papelão", explica.

O entulho de lixo e derivados plásticos sujas as ruas e contribui para a proliferação de doenças -caso dengue e outras- sobre a sansão da proposta, Silval Barbosa garante que trará grandes benefícios para o estado . "O governador mostrou-se sensível a nossa proposta. Vamos ter um ganho incalculável em limpeza, higiene. Sem falar da proposta social com distribuição de incentivos e geração de novos empregos", finaliza.

Secretaria de Imprensa
com assessoria de gabinete
Neto Machado


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com