Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da Casa e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado e professor, Oscar da Costa Ribeiro, nesta sexta-feira (19).
Oscar Ribeiro construiu uma trajetória de destaque na vida pública de Mato Grosso. Sua caminhada política iniciou como prefeito de Rosário Oeste, em 1970, e foi marcada pelo exercício de relevantes funções públicas, como de secretário estadual de Educação e Administração e presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Foi deputado estadual por três mandatos, compreendendo o período de 1975 a 1987. No Parlamento estadual, ocupou cargos estratégicos na Mesa Diretora, tendo sido eleito 1º secretário no período de 1977 a 1979, presidente da Assembleia de 1979 a 1981, e líder do governo de 1981 a 1982 e de 1984 a 1986.
Foi autor de importantes leis, como a emenda constitucional que garantiu aposentadoria especial aos professores e legislações que contribuíram para a criação de municípios como Brasnorte, Jangada, Juína e São José do Rio Claro.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), lamentou a perda e destacou a contribuição histórica do ex-parlamentar. “Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Oscar Ribeiro, um homem público que ajudou a construir a história política de Mato Grosso. Seu legado permanece na educação, na organização do Estado e no exemplo de diálogo e compromisso com a vida pública”, relembrou.
O vice-presidente do Parlamento estadual, deputado Júlio Campos (União), também manifestou seu pesar e definiu Oscar Ribeiro como “um dos mais honrados e dignos políticos da sua história” e um amigo leal. “Nosso pesar aos seus familiares e amigos. Rogo a Jesus Cristo e a Nossa Senhora do Rosário que lhe dê o descanso eterno. Obrigado, amigo”, disse.
A Mesa Diretora da ALMT se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Oscar Ribeiro, desejando conforto e força a todos.
Serviço
O velório de Oscar Ribeiro será realizado a partir das 10h, na Capela Santa Rita, em Cuiabá.
O sepultamento será às 17h, no Cemitério da Piedade.