Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 11 de novembro de 2020 14h05


COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Parceria entre TRE e ALMT viabiliza transmissão ao vivo da apuração de votos

Sinal da TVAL ficará disponível para que outros canais retransmitam e a população poderá acompanhar diretamente pelo canal 30.1 na TV

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Transmissão começa a partir das 17h de domingo com a equipe ao vivo diretamente do local de apuração

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A população e os veículos de imprensa poderão acompanhar a apuração dos votos das eleições 2020 pela TV Assembleia (TVAL), canal 30.1, pela Rádio Assembleia, FM 89.9, ou pelo site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, al.mt.gov.br. Por ser uma TV pública, a TVAL foi o único veículo de imprensa habilitado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o sinal ficará disponível para que outros canais possam retransmitir, seja na capital ou no interior do estado. A transmissão ao vivo terá início a partir das 17h do próximo domingo (15).

A apuração dos votos para prefeito e vereadores de Cuiabá será transmitida ao vivo e haverá boletins sobre a contabilização dos votos para o cargo de senador. Para isso, cerca de 20 profissionais, entre equipe técnica, operadores e jornalistas, foram mobilizados. De acordo com o gerente de jornalismo da TVAL, Jorge Albert, parte da equipe ficará na sede da TV e os demais deverão ir para o TRE para fazer a transmissão.

“Há alguns anos a TVAL acompanha a apuração de votos ao vivo, mas este ano seremos os únicos fazer este trabalho justamente por sermos uma TV pública e termos como premissa a disponibilização de informações públicas para a população. Não será possível atender solicitações de imagens ou entrevistas exclusivas ou especiais para outros veículos, mas a transmissão ficará disponível e sem necessidade de pedir autorização.”, explica Jorge Albert.

Além da transmissão, haverá flashes com entrevistas direto do local. A apuração dos votos para os candidatos ao Senado será transmitida ao vivo pelo canal do TRE-MT no YouTube.

Restrições - Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral restringiu o acesso de pessoas e, consequentemente, dos veículos de comunicação ao local de apuração dos votos, que neste ano ocorrerá na sede do TRE.  O trânsito de veículos na Avenida Rubens de Mendonça, em frente ao TRE, também ficará fechado para evitar que haja aglomeração de candidatos e eleitores no local.

“A restrição foi necessária por uma questão de segurança sanitária e a parceria do TRE com a Assembleia se deu justamente para garantir a transparência do processo eleitoral e ampliar o acesso à informação. Toda nossa estrutura estará mobilizada para cumprir a função de comunicação pública”, explica o gerente de jornalismo da ALMT, Everaldo Jota.

De acordo com o TRE, a expectativa é que o resultado das eleições seja divulgado ainda na noite de domingo (15).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com