Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de agosto de 2020 16h57


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Parlamentar concede moção por relevante trabalho social de sargento do Exército

Delegado Claudinei concedeu a honraria ao 2° sargento Gerberson Barros pelo projeto Robô Ebtron, que atende comunidades carentes de MT

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Delegado Claudinei foi recepcionado no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) do Exército Brasileiro, em Cuiabá (MT), pelo  comandante  da unidade, coronel Saulo Ramos de Carvalho Cavalcanti, para a formalização de entrega da Moção de Aplausos n.º 640/2020 ao 2° sargento Gerberson Gustavo Santana Barros pela contribuição à sociedade mato-grossense com o trabalho social que desenvolve para crianças por meio do projeto Robô Ebtron.

“Realmente, perante tantos problemas que temos no dia a dia, despertar a alegria para crianças e adolescentes, por mais que seja em poucos minutos, é muito significante. Ao tomar conhecimento deste projeto que, especialmente, atende comunidades carentes, vi que realmente é merecido este reconhecimento ao 2° sargento Gerberson”, explica o parlamentar.

O homenageado conta que a ideia surgiu em 1993, após ter assistido ao filme chamado RoboCop – O Policial do Futuro, que despertou nele o interesse de ser um robô e levar alegria para o público infantojuvenil de comunidades carentes, pacientes em hospitais, alunos de escolas, entre outros locais. “A iniciativa veio de um sonho, assistindo ao RoboCop. Tornei o sonho realidade, não foi fácil, pois foram dois anos de teatro, me preparando para começar a incorporar o robô Ebtron”, comenta Gerberson. 

Fantasia - O sargento ressalta que é gratificante quando está fantasiado e recebe o abraço e o sorriso do público. Também acrescenta que, nestes 24 anos de robô Ebtron, somente em 2010 definiu a roupagem do personagem da forma que almejava. “Eu comecei os meus trabalhos em uma exposição, em 1996. Só que eu ia somente com o corpo pintado e não tinha capacete. Me maquiava e ia com jogo de cintura. Só quatro anos depois que consegui um capacete. Logo, em 2010, mantenho a roupagem que uso agora. Fui evoluindo e é muito gratificante vestir a fantasia e ser um sonho para a criança”, desabafa.

Ao receber a moção de aplausos do deputado Claudinei, juntamente com o comandante Ramos do 44° BIMtz, Gerberson ficou emocionado. Ele explica que com este reconhecimento veio toda a história construída e a imagem das crianças que já foram agraciadas com a presença do robô Ebtron. “Está passando uma história de 26 anos que sempre acreditei que um dia ia ser reconhecida. Muito agradecido em receber, em vida, essa homenagem. Só tenho que agradecer a Deus, ao deputado Claudinei e ao meu comandante do batalhão, que sempre está me ajudando e orientando”, destacou emocionado.

Haiti - Em 2006, Gerberson participou da Missão de Paz no Haiti, em que apresentou o projeto para a comunidade haitiana. “Foi uma experiência ímpar, ter a certeza de que criança é criança em qualquer lugar. Mesmo em outro país, você vê um sorriso igual de qualquer criança de Mato Grosso. É outra cultura e, também, outra experiência. Até tenho um livro que pretendo lançar depois que me aposentar da minha experiência no Haiti”, informa.

Outros projetos na área da dança foram idealizados e são executados pelo sargento, sendo os projetos denominados de Agita Mulherada, Quem Dança o Corpo Balança, Duque Dance Manhã e Tarde Dançante, que atendem cerca de 250 pessoas de todas as idades.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358