Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de abril de 2020 08h07


PROPOSIÇÃO

Parlamentar defende que recursos devolvidos pela AL sejam destinados para ampliação de UTIs e programas sociais

Thiago Silva trabalha pela saúde e o social de MT

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Deputado Thiago na plenária da AL

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) solicitou ao presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM) e ao governador Mauro Mendes que os recursos que serão devolvidos pela Assembleia Legislativa ao governo do estado sejam destinados para criação de leitos de isolamento e leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para tratamentos de pacientes com a infecção pelo coronavírus e também para programas sociais para ajudar trabalhadores informais e desempregados.

De acordo com o parlamentar, o dinheiro deve ser usado em Hospitais Regionais, uma vez que parte destas unidades já dispõe de boa estrutura e tem condições de receber ampliação. “A situação é muito delicada, tenho certeza que o Estado vai agir com o bom senso e se posicionar favoravelmente ao nosso pedido. A Alemanha já provou que o maior volume de Unidades de Terapias Intensiva e leitos de isolamento são essenciais para prevenir mortes pela doença Covid-19”, destacou o parlamentar.

Thiago ressaltou que os leitos impactam diretamente em regiões como a de Rondonópolis, que já tem um caso confirmado pelo Lacen-MT e outro esperando a contraprova. “Em Rondonópolis nós temos o Hospital da Unimed servindo como base e o Hospital Regional de apoio. Se os casos aumentarem precisaremos do HR a todo vapor e com isolamento total de ala. Vamos trabalhar para que essas medidas sejam colocadas em práticas o quanto antes”.

O deputado ainda lembra que o Hospital Regional já tem um espaço pronto para ser usado como para isolamento. “Trata-se do box de emergencial do hospital, que ainda não foi inaugurado, mas está praticamente pronto e com estrutura adequada”.


Gabinete do deputado Thiago Silva