Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de outubro de 2019 15h38


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Projeto isenta de impostos os residentes em áreas rurais na compra de armas em MT

A matéria, se sancionada, também estenderá a isenção para colecionadores, atiradores e caçadores

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Foi protocolado, durante sessão plenária de quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei (PL) n° 1081/19 , que altera a Lei n° 7.089, de 30 de dezembro de 1998, que consolida normas referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

A matéria, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP), tornará isentas de ICMS as armas de fogo e munições quando adquiridas por residentes na zona rural, por colecionadores, atiradores e caçadores.

“Já existe em tramitação projetos similares nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. O objetivo desse projeto é facilitar a compra de armamento por parte dos produtores rurais, no intuito de auxiliar na proteção do seu patrimônio e muitas vezes levar segurança para sua família, tendo em vista que muitas áreas rurais são afastadas da proteção do poder público”, defendeu Paulo Araújo.

O parlamentar afirma ainda que colecionadores, atiradores e caçadores também serão beneficiados caso o projeto vire lei. “O Brasil tem grande tradição no esporte de tiro olímpico, vale ressaltar que a primeira medalha olímpica da história desse país foi na modalidade tiro esportivo em 1920. Logo penso que, caso essa proposição seja aprovada, estaríamos de certa forma incentivando o crescimento dessa modalidade esportiva aqui em Mato Grosso”, comentou Araújo.

Atualmente tramitam nesta Casa de Leis os projetos de lei dos deputados Thiago Silva e Delegado Claudinei, em que ambos também solicitam a isenção do ICMS para a compra de armas de fogos a profissionais ligados à área da segurança pública.

Tramitação - O projeto precisa passar pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Segurança Pública e Comunitária, e só então entrará em votação no plenário das deliberações.  


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726