Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 18 de outubro de 2021 14h00


MATO GROSSO

Paulo Araújo quer instituir programa de conscientização sobre o descarte de cartuchos e toners

A ação visa instituir o descarte de forma consciente, respeitando o meio ambiente e com responsabilidade

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: Marcos Lopes

Para alertar e esclarecer a população sobre a destinação correta de produtos eletroeletrônicos, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na sessão de quarta-feira (13), Projeto de Lei n° 957/21 que Institui o Programa de Incentivo ao Descarte Consciente de Cartuchos e Toners. A proposta é alertar e esclarecer as pessoas sobre destinação correta de produtos eletrônicos em uma Semana de Conscientização e Orientação sobre Reciclagem que ocorrerá, anualmente, na última semana do mês de março.

O parlamentar alertou que existem toneladas de lixo tecnológico descartado todos os dias. O objetivo é conscientizar pessoas para que os cartuchos e toners que estiverem danificados, fora de uso, tenham destinação correta. “E inegável que a criação e o avanço de novas tecnologias trouxeram comodidade e melhorias significativas à vida das pessoas, mas junto a essa tecnologia cresce e consumismo e multiplicam-se produtos que logo caem em desuso ora por terem atingido o fim do seu ciclo de vida ora porque foram substituídos por modelos mais novos e mais avançados”, explicou Araújo.

Paulo Araújo avaliou ainda que o impacto ambiental causado por esse tipo de descarte, quando não tratado apropriadamente, é imenso. Há, ainda, preocupação pelo fato de seus materiais básicos constituintes (plásticos, metal e vidro) não serem biodegradáveis, demorando centenas de anos para serem degradados naturalmente, permanecendo por um longo tempo no meio do ambiente. 

“Há necessidade de uma política efetiva e a conscientização sobre o controle, a contaminação e poluição, contribuindo assim para diminuir esses impactos ambientais”, finalizou o deputado.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726