Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 08h33


PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

Pela 3ª vez, Barranco cobra Seduc sobre a retomada do Profuncionário

Este é o terceiro requerimento pedindo esclarecimento sobre o retorno do programa, enviado para o secretário Alan Porto.

PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou o seu terceiro requerimento (nº 19/2022), à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante Sessão Ordinária realizada no dia 5 de dezembro, solicitando informações ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, sobre a retomada do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, o Profuncionário.  

O parlamentar volta à dizer, sem o receio de ser repetitivo, que o programa é o único instrumento de qualificação dos servidores, e atualmente se encontra suspenso por falta de recursos do Governo Federal. E essa estagnação vem prejudicando os profissionais da educação, técnicos e apoio administrativo.

“Uma iniciativa tão importante para o Estado e para os nossos alunos e alunas não pode ficar parado por tanto tempo assim. Elaboramos pela terceira vez um requerimento para obter informações da Seduc sobre a volta do programa e a qualificação dos nossos profissionais da educação. E com as devidas informações, queremos organizar uma força-tarefa com o objetivo de viabilizar recursos e estrutura para a retomada do projeto”, explicou o parlamentar.

Esse é o terceiro requerimento destinado ao chefe da Seduc, o primeiro foi apresentado em junho e o segundo em outubro de 2021, cobrando o envio de informações sobre a retomada urgente e imediata do programa de qualificação dos profissionais da educação. Como resposta aos requerimentos anteriores, a Secretaria de Educação disse que devido à pandemia o programa não teria condições de ser retomado e que teríamos que esperar aos coisas se acalmarem um pouco mais.

“A necessidade de mais um requerimento atende à pedidos de muitos professores e professoras que estão nos procurando para saber sobre o programa. Todos nós queremos saber em que pé está para a volta do Profuncionário. Cobramos para saber e repassar para eles e elas todas as informações. A educação pública gratuita e de qualidade não dispensa a formação continuada de todos os profissionais da educação, fato esse, garantido pelo programa, além de permitir com isso a progressão de carreira conforme Lei Estadual”, disse Barranco.

Vale lembrar que o programa do governo federal é oferecido em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Executado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Cefapro), o programa objetiva qualificar e melhorar a formação de técnicos que trabalham em várias frentes da educação.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821