Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de março de 2020 17h10


AUDIÊNCIA PÚBLICA

População debate implantação de Escola Militar em Campo Novo do Parecis

O evento foi requerido pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da ALMT

LAIS MEDEIROS DO CANTO / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

Pais, alunos, professores, diretores escolares e moradores participaram de uma audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa (ALMT), para exposição da proposta de implantação da escola cívico-militar na cidade de Campo Novo do Parecis. A audiência foi realizada na noite de segunda-feira (16), no Ginásio da Praça da Bíblia, no município. O evento foi aberto para participação da população.

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), presidente da Comissão da Segurança Pública e Comunitária da ALMT, conduziu o debate e explicou a importância do funcionamento de uma escola com a didática militar. “As práticas didático-pedagógicas nos colégios militares subordinam-se às normas e prescrições do sistema de ensino do Polícia Militar, mas também obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, principal referência para estabelecer os princípios da educação básica no Brasil”, explicou o parlamentar.

O parlamentar também destacou qual o objetivo de propor a implantação da escola militar. “O objetivo é disponibilizar excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, patriotismo, o respeito à família, à pátria e o incentivo ao esporte, tirando jovens e adolescente da criminalidade. Respeito ao professor, inclusive, que tem sido alvo de violência em sala de aula”, frisou Elizeu.

Com índices bons na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, as escolas militares Tiradentes são as que obtêm as melhores notas entre as escolas públicas de Mato Grosso. Atualmente, apenas os municípios de Cuiabá, Alta Floresta, Rondonópolis, Juara, Confresa, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum possuem colégios militares. Nesse formato de unidade escolar, a Secretaria de Estado de Segurança Pública fica responsável pela gestão da unidade, enquanto a Secretaria de Estado de Educação responsabiliza-se pelo projeto político-pedagógico e pela indicação de professores.

“A Escola Militar é uma gestão compartilhada, em que os professores civis continuam exercendo sua profissão da mesma forma que a Polícia Militar irá ministrar a disciplina militar. Hoje também temos a preocupação com a segurança dos professores e com esse condicionamento conseguimos trazer segurança para todos”, disse o vice-presidente da Comissão da Segurança Pública e Comunitária, deputado delegado Claudinei.

“Agradeço aos deputados que tiveram essa iniciativa. É importante ter lideranças na Assembleia preocupadas com as necessidades do nosso município. Sabemos que estamos bem representados”, enfatizou o prefeito Rafael Machado (PSD).

De acordo com o tenente Marcel Bueno, comandante do núcleo de bombeiros militares da Escola Militar no município, a escola militar é um projeto altamente positivo. “Temos alguns projetos aqui no município com filosofias semelhantes à da Escola Militar, com hierarquia e disciplina, que tem oferecido grandes resultados, de maneira quantitativo e qualitativo. Essa filosofia de trabalho tem alcançado jovens”, disse.

“No início, tive preconceito com o militarismo, achava que era um método de imposição. Quando entrei no projeto Agente Mirim, comecei a conviver com o militarismo e dessa forma percebi que tudo tem uma lógica, que o militarismo tem um resultado positivo com os jovens. A metodologia não dá margens para dúvidas, o que é certo é certo, o que é errado é errado. Essa objetividade ajuda no desenvolvimento desses jovens”, salientou Luciene Matte, coordenadora do projeto Agente Mirim.

A audiência contou com a presença dos deputados estaduais Elizeu Nascimento e Delegado Claudinei, do comandante da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar,  tenente-coronel Fernando Schulz; tenente Marcel Bueno, comandante do núcleo Independente do Corpo de Bombeiros; Alessandra Costa Marques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; e, representando a Secretaria de Estado de Educação, o assessor pedagógico Cesar Augusto Guedes.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730