Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 12 de julho de 2021 16h42


PLC Nº 27/2021

Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMT debate novo código de ética dos militares

João Batista foi categórico afirmando que “da forma como está, a proposta não pode ser aprovada”

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Ronaldo Mazza

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária (CSPC) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado João Batista do Sindspen (Pros) se posicionou durante a audiência pública que debateu o novo Código de Ética e Disciplina dos Militares de Mato Grosso. De forma categórica, Batista disse ser contra a proposta, afirmando que “da forma como está, a proposta não pode ser aprovada”. A audiência aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”.

“Entendo que certos pontos do código precisam ser revistos e melhor analisados. Nestes casos, até mesmo uma ‘vírgula’ aplicada de forma indevida, pode trazer inúmeros prejuízos. Como representante de uma classe da segurança pública (polícia penal), como sindicalista, conheço as injustiças enfrentadas por alguns servidores públicos. Como presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, me comprometo a trabalhar junto aos demais parlamentares em prol das nossas forças de segurança”, disse o deputado.

O PLC nº 27/2021 apresentado pelo Poder Executivo recebeu várias críticas dos parlamentares, fato que fez com que o governador Mauro Mendes (DEM) realizasse um pedido formal para retirada do projeto, sendo posteriormente arquivado.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, um novo texto passou a ser elaborado assim que o projeto original foi arquivado. O militar afirmou que a nova redação será elaborada com a participação efetiva da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do estado (ACS/MT).

“Já estamos trabalhando junto ao corpo jurídico das nossas associações. Acredito que assim que chegarmos a um termo comum, iremos dar continuidade ao trâmite do projeto, retornando no seu devido tempo para Casa de Leis”, explicou o comandante-geral da PM.


Gabinete do deputado João Batista