Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 12h32


PROTEÇÃO

Projeto de Fávero protege idoso do golpe financeiro

Proposta foi encaminhada à Comissão de Defesa do Consumidor da Casa de Leis

JOELMA PONTES / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

Evitar golpe, empréstimos irregulares e o endividamento de idosos junto às operadoras financeiras de crédito. Esse é o intuito do deputado estadual Silvio Fávero, que apresentou o Projeto de Lei 52/2020 para assegurar que empréstimos às pessoas idosas sejam feitos apenas de forma presencial com o gerente da instituição bancária ou funcionário equivalente nas empresas de crédito consignado.

“Queremos, com isso, proteger nossos idosos, que acabam sendo vítimas de pessoas mal-intencionadas. Muitas vezes, sem perceber, idosos aceitam empréstimos desnecessários que irão reduzir o valor do seu benefício por meses”, alertou o deputado Fávero, autor da medida.

Fávero alega que, com as dificuldades na utilização dos terminais de autoatendimento, idosos se submetem muitas vezes ao auxílio de estranhos, tornando-se alvos fáceis da criminalidade, principalmente pelo fato do idoso apresentar dificuldades no manuseio com a tecnologia dos computadores, internet, aplicativos e outras ferramentas digitais da atualidade onde muitas vezes contraem empréstimos  a contragosto.

De acordo com o Procon-MT,  só em 2019, pessoas acima de 60 anos representaram 24% do público atendido presencialmente no órgão de proteção ao consumidor. As reclamações mais frequentes entre eles são os empréstimos e o cartão de crédito consignado, ou seja, um cartão de crédito cujo valor mínimo de fatura é descontado diretamente do salário líquido ou benefício do INSS.

É importante frisar que a pessoa idosa está, conforme o Procon, no grupo de consumidores vulneráveis ao assédio de bancos e empresas de crédito, que divulgam empréstimos facilitados com contratos irregulares.


Gabinete do deputado Silvio Fávero