Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de setembro de 2019 11h44


SEGUNDA VIA

Projeto de Lei de Max Russi prevê isenção de taxa para emissão de documentos que foram roubados ou furtados

Conforme a proposta, para conseguir essa gratuitidade a vítima, de um desses delitos, deverá se apresentar em qualquer agência da Politec munida de boletim de ocorrência.

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Foto: Ronaldo Mazza

O Projeto de Lei nº 876/2019 que isenta a taxa na emissão da segunda via de documentos de identificação pessoal foi uma das propostas apresentadas pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB). O objetivo do PL é auxiliar os cidadãos que tenham sido vítimas de roubo ou furto.  

Conforme a proposta, para conseguir essa gratuidade a vítima, de um desses delitos, deverá se apresentar em qualquer agência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC), munida de boletim de ocorrência, registrado em unidade da Polícia Judiciária Civil com prazo de 30 dias, após o ocorrido. A medida se estende para o órgão ou ente público federal que é responsável pela emissão.

O deputado Max Russi lembra que a pessoa, que eventualmente tenha sido roubada ou furtada, também é vítima da falha na segurança pública. “A importância do projeto não consiste somente em beneficiar a população, mas também combater o ato de usar os documentos para práticas de crimes e incentivar a ação do registro do boletim de ocorrência”, complementou.  

Segundo a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (CEAC/SESP), nas 15 regiões do estado de Mato Grosso foram registrados 18.644 mil roubos e 49.442 mil furtos em 2018. Boa parte desses dados são pessoas que se enquadram no perfil social de baixa renda.

O parlamentar ainda comenta que muitas pessoas deixam de solicitar novos documentos por falta de recursos. Ficando impedido de exercer a cidadania.

“Tantas pessoas, que passaram por esse tipo de situação e não tem condições de pagar para emissão da segunda via. Às vezes fica até impedida de conseguir um emprego, por conta da falta de um documento”, complementou.

 


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330