Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021 07h26


SAÚDE PÚBLICA

Mato Grosso pode ter política de atendimento a pessoas com transtorno de acumulação

A proposta visa oferecer atendimento prioritário a pacientes em vulnerabilidade social com fortalecimento do vínculo familiar e comunitário

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



O projeto de lei 84/2021 visa atender principalmente pessoa em vulnerabilidade social

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Para Dr. Gimenez, é importante que o paciente seja diagnosticado precocemente e receba tratamento prioritário

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Pesquisas apontam que 4% da população mundial são acumuladores compulsivos. Com o objetivo de oferecer garantia integral à saúde, principalmente da população em vulnerabilidade social, o projeto de lei 84/2021 institui a política estadual de atendimento a pessoas em situação de acumulação (Síndrome de Diógenes).  

Conforme o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o transtorno consiste no acúmulo de qualquer tipo de entulho: garrafas, papeis, aparelhos eletrônicos, roupas, produtos de limpeza, alimentos, lixo orgânico, dejetos, enfim, todo e qualquer tipo de entulho que possa provocar riscos à saúde.  

“Nosso objetivo, além oferecer atendimento a esse paciente, é garantir a manutenção da higiene e salubridade do ambiente onde a família reside e assim evitar um potencial risco à saúde individual e coletiva. É um tema relativamente novo, mas muito pertinente e importante a ser debatido”.  

O texto do projeto de lei indica a necessidade de fortalecimento na articulação das ações de vigilância e assistência à saúde, de modo a estabelecer medidas de intervenção necessárias e articuladas entre os órgãos competentes. Também institui a garantia de formação e educação permanente de profissionais e gestores que planejam e executam esses serviços .

“A maioria deles é idoso e já possui a saúde debilitada em razão da própria idade. Somando isso aos problemas decorrentes da falta de higiene e do pouco contato social, muitos acabam hospitalizados e podem morrer em poucos anos, precisamos reverter esse quadro por meio de de diagnóstico precoce e atendimento prioritário”.  

Ele explica que as ações dos órgãos e entidades envolvidos no atendimento das pessoas em situação de acumulação devem ser planejadas e executadas de modo coordenado com o profissional da Unidade Básica de Saúde responsável pela gestão do caso. Entre os objetivos estão: a busca ativa de pessoas em situação de acumulação; visitas domiciliares; atendimento terapêutico ao paciente, com metas para o desfazimento sistemático e contínuo dos objetos ou resíduos acumulados.  

Como identificar - A síndrome de Diógenes (SD) se caracteriza por descuido extremo com a higiene pessoal, negligência com o asseio da própria moradia, isolamento social, comportamento paranoico, sendo frequente a ocorrência de colecionismo. A maior incidência é entre idosos a partir de 60 anos, mais da metade é portadora de demência ou outro transtorno psiquiátrico. É frequente esse paciente ter graves problemas de alimentação, comer pouco, mal e tarde e até consumo alimentos estragados.  

 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez