Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de abril de 2020 12h04


PEQUENOS PRODUTORES

Projeto de lei deve enquadrar novas cadeias produtivas nos incentivos fiscais

"É um momento de diversificar a nossa produção", destaca o deputado Xuxu Dal Molin

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Ronaldo Mazza

Foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (13.04), o Projeto de Lei Complementar nº 90/2019 de autoria do deputado Xuxu Dal Molin (PSC-MT) que prevê enquadrar novas culturas produtivas na lei dos incentivos fiscais, a Lei Complementar nº631/2019. O PLC tem como objetivo revogar um artigo da referida Lei.

O parlamentar justifica que é necessária a alteração devido a um equívoco na redação vigente da norma supracitada. “Esta alteração é fundamental para o desenvolvimento de novas cadeias produtivas no Estado de Mato Grosso, visto que muitos agricultores de áreas diversas têm buscado neste estado a implementação de culturas como amendoim, gergelim, grão de bico, lentilha, entre outros. Isso vai ampliar a geração de emprego e renda, principalmente ao pequeno produtor. Vamos incentivar essas cadeias produtivas. É um momento de diversificar a nossa produção”, destaca o deputado Xuxu Dal Molin. 

Ocorre que na redação vigente, o acréscimo ao benefício fiscal às novas cadeias de produtos agropecuários, definido pela CPACR e referendado pelo Condeprodemat, serão sobre o percentual estabelecido no caput. Portanto, o benefício fiscal alcançará até 62,50%. 

Assim, para aprimorar a redação do dispositivo acrescentou-se o art.22-A que deixa evidente que o percentual de até 25% poderá ser somado ao determinado anteriormente, podendo ser alcançado até 75% de benefício fiscal.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin