Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de junho de 2021 16h40


PANTANAL

Projeto de lei transforma Baía de Chacororé e Siá Mariana em unidades de conservação ambiental

Proposto pelo deputado Allan Kardec, PL foi aprovado em 1ª votação na sessão ordinária desta quarta-feira (16)

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Transformar a Baía de Chacocoré e a Baía Siá Mariana em unidades de conservação é o objetivo do projeto de lei n. 322/2021, apresentado pelo deputado Allan Kardec (PDT) e aprovado em 1ª votação na sessão ordinária desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta auxiliará na preservação de lagos e lagoas que estão sofrendo com a falta de chuva que atinge o Pantanal mato-grossense em 2021.

O projeto de lei havia, inicialmente, recebido parecer contrário da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, porém o parecer foi derrubado em votação no plenário. A maioria dos parlamentares votou pela aprovação em primeira votação e encaminhamento para segunda votação nas próximas semanas.

As baías de Chacororé e Siá Mariana foram notícias neste ano devido a forte seca que atingiu a região e esgotou a abundante água que outrora alimentava as baías e batizava a região histórica de Mar de Xaraés, tamanho o volume de água que acumulava na região.

“Nosso projeto transforma as duas baías em unidades de conservação ambiental, onde elas poderão receber recursos anualmente e também o trabalho de desobstrução dos canais, corixos, projetos de peixamento, tudo voltado à questão ambiental. A expectativa é de que está vindo uma grande estiagem e temos muito medo de acontecer novamente a seca das baías”, comentou o deputado Allan, afirmando que a iniciativa do projeto vem para devolver o equilíbrio ambiental para a região.

Em janeiro deste ano, Kardec coordenou uma diligência da ALMT até as baías de Chacororé e Siá Mariana onde foi constatada a completa ausência de água proveniente não só da forte estiagem, mas também do bloqueio de canais, corixos e também da ação humana.

O presidente da Câmara de Santo Antônio de Leverger, Rômulo Queiroz contou que a desobstrução não é feita pela burocracia por parte dos órgãos. "Temos os canais que estão entupidos e obstruídos completamente. Precisamos fazer essa desobstrução para que a água chegue até a Baía de Chacororé, à Baía de Siá Mariana e outros vários canais. É muita questão burocrática e precisamos destravar isso para que esse serviço possa ser feito o mais rápido possível", disse.

Depois da seca que provocou recordes de queimadas em 2020, o volume de chuva não foi suficiente para alagar toda a área que serve como fonte de água para vários municípios da Baixada Cuiabana. Imagens atuais do local mostram que a água está voltando a secar e moradores da região afirmam que a baía já registra o menor volume de água para o período.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, o medo é que falte água no período mais intenso da estiagem deste ano. "Até a própria população está com problemas de abastecimento de água. A região pantaneira hoje não tem água. Nós estamos em Mimoso com perfurações de poços artesianos porque infelizmente vem secando cada dia que passa e é uma situação muito complicada", pontuou.

O deputado Allan Kardec também tem apoiado e investido na perfuração de poços artesianos na região pantaneira, buscando atender a demanda da população por água potável para consumo domiciliar.

“Dessa forma, com a aprovação deste PL esperamos sanar boa parte dos problemas que atingem e degradam as baías do nosso pantanal mato-grossense, com uma política permanente de preservação”, finalizou o deputado Allan Kardec.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec


Associadas


Galeria de Imagens


Relacionadas


Galeria de Imagens