Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 23 de novembro de 2020 13h05


CONTRA A BLACK FRAUDE

Projeto de lei busca combater fraudes promocionais na Black Friday

PL nº 181/2019, proposto pelo deputado Silvio Fávero, que visa ampliar os mecanismos de proteção contra a publicidade enganosa na Black Friday, aguarda sanção do governo.

Luana Braga / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Projeto de lei foi apresentado pelo deputado Silvio Fávero e aguarda sanção

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Na defesa dos direitos dos consumidores, o deputado estadual Silvio Fávero (PSL) é autor do PL nº 181/19, que visa dar mais transparência e ampliar medidas de proteção aos consumidores durante a aguardada Black Friday.

No aguardo da sanção do governo, esse projeto foi elaborado pelo parlamentar contra a publicidade enganosa, abusiva e  práticas recorrentes de aumentos de preço propositais nos dias anteriores às famosas promoções, em especial a famosa Black Friday, realizada tradicionalmente no mês de novembro.

Na prática, o projeto prevê que seja exibido de forma destacada o preço do produto ou serviço nos últimos 12 meses e, para cada mês, o menor preço constante em nota fiscal. Dessa forma, os consumidores poderão ter um parâmetro para comparar se aquele produto encontra-se mesmo com o preço vantajoso. 

“A obrigatoriedade dos fornecedores de informarem o histórico de preços de produtos ou serviços, divulgados em promoção, possibilita maior transparência aos consumidores, assegurando, assim, a idoneidade das promoções ou liquidações oferecidas ao consumidor, o protegendo e ainda resguardando o varejista idôneo durante o evento promocional”, argumentou o parlamentar.

Ainda de acordo com o projeto, o descumprimento das normas previstas pode, entre outras sanções, gerar multa aos estabelecimentos e em caso de reincidência a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).


Gabinete do deputado Silvio Fávero