Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de setembro de 2019 13h41


SUGESTÃO ACATADA

Projeto de Xuxu Dal Molin amplia acesso às pautas das sessões para deputados e cidadãos

Alteração é necessária pela dificuldade dos deputados em obter a ordem do dia antes no início das sessões, ter conhecimento das matérias abordadas e tempo hábil para discuti-las

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O Projeto de Resolução nº 233/2019 (Veja a íntegra aqui), apresentado pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), acrescenta o art.122-A ao Regimento Interno da Assembleia Legislativa e amplia o acesso dos parlamentares e população aos projetos que entram na ordem do dia para serem votados da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).

Dal Molin solicitou que a pauta das sessões sejam disponibilizadas com antecedência, justificando que a alteração é necessária, haja vista a dificuldade dos deputados estaduais em obter a ordem do dia antes no início das sessões plenárias, ter conhecimento das matérias abordadas e tempo hábil para discuti-las caso seja necessário.

“É importante mencionar que a população também encontra grande dificuldade em saber se algum projeto de interesse estará na ordem do dia. Vivemos em um estado de extensão continental e a sociedade deseja ampliar sua participação nas sessões. Mesmo com a transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a antecipação do conteúdo da ordem do dia daria tranquilidade e segurança no momento do acompanhamento das votações”, justificou o parlamentar.

Cabe pontuar que os deputados estavam tendo acesso uma hora antes do início das atividades legislativas, o que muitas vezes atrapalhava a apreciação das matérias. O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, acatou o pedido e até ampliou o acesso, determinando que a ordem do dia, referente a toda a semana, esteja disponível toda segunda-feira, podendo ser alterado esse procedimento, conforme a necessidade.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin