Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de junho de 2021 16h56


ACESSO

Projeto garante inclusão digital para a terceira idade em Mato Grosso

Iniciativa do deputado Allan Kardec cria uma política pública de incentivo à educação tecnológica para a terceira idade

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Marcos Lopes

Um projeto para a criação de uma política pública de incentivo à educação tecnológica para a terceira idade foi apresentado pelo deputado Allan Kardec, na sessão ordinária desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei nº 492/2021 busca ampliar a inclusão digital da população acima de 60 anos.

Diante do uso cada vez maior das tecnologias digitais pela sociedade, pelas instituições e pelo Estado, há uma preocupação de que esse conhecimento seja amplamente disponibilizado para todos os cidadãos, permitindo que usufruam também do ambiente digital para solução de problemas, ou mesmo a mediação de relacionamentos pessoais ou profissionais.

Outro fator sensível que o projeto aborda é a questão da vulnerabilidade da população na terceira idade diante das tentativas de aplicação de golpes na internet, por estelionatários que se utilizam das redes digitais para aliciar um público menos familiarizado com as novas tecnologias.

Em virtude dessa lacuna, o projeto de lei pretende incentivar a terceira idade a utilizar as novas tecnologias de forma consciente, além de colaborar para a aprendizagem na utilização das ferramentas digitais, a criação e utilização de redes sociais de maneira segura.

“A população acima de 60 anos necessita ser inclusa nessa realidade digital, ser ensinada dos riscos e benefícios que possuem ao acessar a internet, da facilidade de contato com pessoas, de acesso a órgãos públicos, banco, redes sociais, e a melhor forma de usar as ferramentas digitais. Tal medida irá preservar a dignidade humana para essas pessoas da terceira idade que necessitam de um melhor ensino sobre as novas tecnologias digitais e seu uso”, justificou o deputado, ao apresentar o projeto.

Para garantir a exequibilidade, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), poderá celebrar convênios com entidades públicas ou privadas.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec