Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de maio de 2020 13h50


SOLIDARIEDADE

Projeto prevê a manutenção de rações para animais abrigados em ongs de MT

PL 284/2020, que aguarda sanção do Executivo, foi  apresentado ao governador Mauro Mendes

Elisa Ribeiro / Gabinete do deputado Sargento Vidal



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O Projeto de Lei nº 284/2020, de autoria  do deputado Sargento Vidal (Pros), que determina a urgente disponibilização de um banco de rações para cães e gatos abrigados em ongs e associações protetoras de animais previamente cadastradas no estado aguarda aprovação pelo governo do estado para vigorar.

Em reunião com Mauro Mendes na tarde de quarta-feira (13), no Palácio Paiaguás, o governador manifestou apoiou à iniciativa, mas disse que aguarda outras informações sobre o funcionamento do banco e seus impactos.

Segundo o parlamentar, o objetivo desse projeto é auxiliar as instituições que amparam os animais e que sobrevivem somente de ajuda e doações. "Esse projeto irá minimizar a fome desses animais de rua, cães e gatos indefesos que precisam da nossa ajuda para sobreviver. O prazo dessa ajuda emergencial será enquanto durar a pandemia causada pela Covid-19", destacou Vidal.

Conforme o documento apresentado na Assembleia, as entidades cadastradas, ongs e associações filantrópicas que promovem a distribuição de ração, deverão informar quinzenalmente o número de animais atendidos com a doação do programa. "O banco de ração de Mato Grosso poderá ser feito de forma gratuita ou com doações de móveis, roupas, remédios, produtos de gêneros alimentícios ou produtos de limpezas", diz trecho do projeto de lei.

Na avaliação do Sargento Vidal, é de extrema importância a ajuda do estado, durante esse período de pandemia. "Estamos passando por um momento de dificuldade financeira de modo geral e essas ongs atuam fazendo o papel do estado e do município. E por conta da pandemia, em poucos dias terão que soltar esses animais nas ruas em busca de alimentos ou deixar morrer em seus canis e gatis. Com uma possível soltura deles, ficará ainda pior a situação”, concluiu deputado.


Gabinete do deputado Sargento Vidal