Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 15h16


INDICAÇÃO

Recomendação de Max Russi prevê práticas integrativas em rede pública de saúde

Tratamentos buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Max Russi considera esse o primeiro passo para um verdadeiro avanço na promoção da Saúde no Estado

Foto: Marcos Lopes

A instituição de diretrizes para as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), no âmbito do Sistema Único Saúde (SUS) de Mato Grosso, foi recomendada pelo deputado Max Russi (PSB), através da  indicação nº 858/18. A iniciativa foi elogiada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que assegurou já estar buscando medidas para a regulamentação.

"Esta coordenadoria entende a legitimidade da presente solicitação, considerando os benefícios dessas práticas à população e os menores cursos para os serviços de saúde, e por isso vêm desenvolvendo este trabalho junto aos parceiros municipais. Neste sentido, concordamos com a presente solicitação e informamos que está em andamento", declarou a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS).

As PICS são definidas como tratamentos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde por meio de tecnologias alternativas seguras. São diversas modalidades, dentre elas a acupuntura, homeopatia e uso de plantas medicinais.

De acordo com o teor da matéria, o campo contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A intenção é aumentar a quantidade de recursos, que podem ser utilizados pelos cidadãos, prevendo uma medicina cada vez mais humanizada.

Max Russi considera esse o primeiro passo para um verdadeiro avanço na promoção da saúde no estado. "São práticas de extrema importância que podem colaborar com o tratamento de diversas doenças. Precisamos estimular isso e cobrar para que logo aconteça", avaliou.

O Ministério da Saúde instituiu, por meio da Portaria 971 GM/MS, de 3 de maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Ela define responsabilidades institucionais para a implantação e implementação das PICS e orienta que estados instituam suas próprias normativas, trazendo para o SUS práticas que atendam as necessidades regionais.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330