Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de dezembro de 2021 07h43


VOLUNTARIADO

Rede de apoio realiza ações em prol da saúde mental

Deputado Thiago Silva criou a Rede com apoio de voluntários

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Rede de apoio presta atendimento gratuito em prol da saúde mental da população

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

Criada pelo deputado Thiago Silva (MDB) com o apoio de parceiros e voluntários, a “Rede de Apoio às Pessoas com Esquizofrenia e demais Doenças Mentais” tem realizado durante este ano ações para prestar atendimento gratuito à famílias que precisam de apoio psicossocial.

Entre as ações desenvolvidas em parceria com a Coordenação de Psicologia da Unic, Curso de Direito da Uniasselvi (Núcleo de Práticas Jurídicas), Instituto Kobra Vila Operária e voluntários, o grupo tem realizado palestras em escolas públicas, ações junto à comunidade, atendimento psicoterapêutico de forma gratuita para pessoas que possuem problemas de saúde mental. O trabalho realizado tem atendido centenas de pessoas em diversos bairros da cidade.

De acordo com o deputado Thiago Silva, este é um do projetos sociais do seu mandato, realizado com apoio de voluntários que tem atendido pessoas de baixa renda. “Nosso objetivo é atender de forma humanizada pessoas que carecem de apoio do Estado e não possuem condições financeiras ou mentais de buscar atendimento. Agradeço o apoio dos parceiros e voluntários que estão sendo fundamentais no atendimento de centenas de pessoas em Rondonópolis e demais cidades visitadas pela Rede”, disse o parlamentar.

“O projeto, na prática, tem sido muito bem aceito pelas pessoas que estão sendo atendidas de acordo com cada particularidade e o balanço que se faz é que se percebem melhorias no bem-estar de várias famílias que estão sendo amparadas com amor e atenção, por uma rede de voluntários”, explica o coordenador do projeto, Everton Neves.

 

A Rede de apoio já realizou palestras orientativas sobre a saúde mental da população nas Escolas Sabastiana Rodrigues, Odorico Leocádio e Escola Daniel Martins de Moura em Rondonópolis e na Escola Arlinda Norbeck em Alto Araguaia.

 

De acordo com a professora de Psicologia da Unic, Daiene Dias, “o trabalho realizado de forma colaborativo tem gerado importantes frutos e é gratificante prestar o atendimento a pessoas que geralmente não tem a quem recorrer”, disse.

 

Thiago Silva avalia que a Rede de apoio vem se tornando um “case de sucesso” no atendimento gratuito com o foco no cuidado com a saúde mental da população, que tanto se agravou durante o período da pandemia. O deputado também é autor da Lei 11.377/2021 que cria em Mato Grosso a Rede Estadual de Atenção às pessoas com Esquizofrenia e demais doenças mentais. 


Gabinete do deputado Thiago Silva