Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de julho de 2020 08h43


SEGURANÇA PÚBLICA

São José do Rio Claro solicita aumento de efetivo na cadeia pública

Delegado Claudinei expôs a necessidade de aumentar o quadro de pessoal no sistema prisional do município

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O município de São José do Rio Claro, localizado a cerca de 320 km de Cuiabá, possui uma cadeia pública com capacidade para acomodar 48 reeducandos, sendo que hoje abriga 52. Com o baixo efetivo policial para atender as demandas da instituição, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da indicação n.º 3.228/2020, solicitou o aumento de servidores à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

A estrutura física da unidade prisional conta com cinco celas. Em relação ao recurso humano, são 14 servidores que exercem as funções de policiais penais e administrativos. Conforme o suplente de vereador Adalberto Aparecido de Assis (PSL), conhecido como Betinho, a situação da segurança pública é uma preocupação do município. “Soube que hoje tem dois policiais penais que foram afastados por terem sido infectados pela Covid-19. A equipe de trabalho busca ter dois a três servidores por plantão”, explica.

Concursados - A cadeia pública do município também recebe detentos de Nova Maringá, Tapurah e do distrito de Brianorte. “Quando vejo essa falta de efetivo policial, lembro dos aprovados em concurso público do sistema penitenciário que aguardam serem nomeados. O incrível é que para reforçarem o atendimento desta instituição, chegam a encaminhar um servidor de Cuiabá, mensalmente, para apoiar a equipe”, indigna-se Claudinei.

O parlamentar salienta que tem ciência de que há dois candidatos que foram aprovados para atender o polo de São José do Rio Claro no último concurso público de 2016, realizado pelo estado de Mato Grosso, para contratação de policiais penais.

Localização - São José do Rio Claro fica na região centro-oeste de Mato Grosso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), há uma população estimada de cerca de 20 mil habitantes.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358