Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de julho de 2021 14h25


MÃES E FILHOS ASSISTIDOS

Saúde materno-infantil terá mais atenção em Mato Grosso com nova lei

Iniciativa do deputado Dr. Eugênio Paiva em defesa da vida foi assegurada por meio de derrubada do veto aposto ao PL nº 521/2020

Luana Braga / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



Foto: Marcos Lopes

O governo do estado de Mato Grosso publicou no dia de 12 de julho mais uma lei, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB),  voltada à melhoria da saúde materno-infantil no estado.  A Lei nº 11.449 tem por objetivo estabelecer diretrizes para adoção de políticas públicas ampliadas com foco na saúde de mães e filhos em uma grande rede de apoio abrangendo todas as regiões do estado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa do parlamentar, assegurada por meio da derrubada do veto do governo ao Projeto de Lei nº 521/2020, visa ainda estimular a mobilização social dos setores afetos à questão da saúde materno-infantil, além da participação em comunidades nas quais a gestante esteja inserida, entre outras garantias. 

“Com a nova lei, esperamos reverter esse quadro de baixa qualidade da assistência prestada e as precárias condições socioeconômicas com ações efetivas do Estado em defesa da vida, de forma alinhada com as prefeituras e comunidades em situação de vulnerabilidade social,” argumentou Dr. Eugênio.

 A atenção à saúde materno-infantil envolve ações dirigidas às mulheres em idade fértil e às crianças até o segundo ano de vida, grupo que apresenta elevadas taxas de morbidade e mortalidade.


Gabinete do deputado Dr. Eugênio