Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 30 de novembro de 2001 00h00


SOS ARAGUAIA SERá LANçADO INTERESTADUALMENTE ESTE MêS

SOS Araguaia será lançado interestadualmente este mês

Movimento Permanente de Defesa da Bacia Hidrográfica Central do Brasil abrange Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins

FERNANDO LEAL / ALMT



Até o final de dezembro, autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente irão lançar em Barra do Garças, município distante cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, em âmbito interestadual, o S.O.S. Araguaia - Movimento Permanente de Defesa da Bacia Hidrográfica Central do Brasil, abrangendo Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Também chamado de Movimento em Prol da Vida, ele foi deflagrado em São Felix do Araguaia, entre os dias 05 e 11 de novembro último e está gerando uma expectativa positiva: a de continuar agregando outros setores organizados da coletividade. Entre elas, mais Organizações Governamentais e Não Governamentais, segmentos da iniciativa privada, escolas das redes públicas estadual e municipais, e os próprios cidadãos.

Apesar do lançamento recente, o S.O.S. Araguaia já se tornou a mais importante bandeira de defesa do Rio Araguaia, segundo ambientalistas e autoridades do setor. O Araguaia é uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul. É, também, “uma região rica em diversidades biológica e cênica, fonte inesgotável de vida e potencial aqüífero expressivo para a subsistência e o ecoturismo ordenado”, diz um manifesto sobre o assunto.

Ele diz, ainda, que o uso racional dessa bacia vai possibilitar importantes fontes de divisas e desenvolvimento sustentável para a região. “Preserva-lo, portanto, para esta e futuras gerações, é um dever de todo filho do Araguaia, demais habitantes da região e usuários diversos desse extraordinário rio e seus afluentes. É nosso dever - individual e coletivo - preservá-lo para podermos repassá-lo, com qualidade de vida”, continua o manifesto.

O S.O.S. Araguaia é uma proposta do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo (PL), alicerçada na Sociedade Civil Organizada para o Meio Ambiente, através da ONG Sociedade VIVA VIDA. O processo foi gerado em parceria com a Fundação Eco-Sócio-Cultural Guardiões da Terra, a União das Entidades Mato-grossenses de Meio Ambiente (Uniema) e a Federação Mato-grossense dos Protetores da Vida (Feprovida), as duas últimas sediadas em Barra do Garças.

“Esse é um projeto que deveria contar com a adesão de todos nós. A defesa do ecossistema é a defesa da vida. Direcionando mais ainda nosso foco, a Bacia do Araguaia é vasta em vida, com potencial biológico inestimável e outros atributos reconhecidos internacionalmente. Precisamos não apenas preservá-lo, mas atrair todos para essa mobilização importantíssima para Mato Grosso, para o Centro Oeste, para nosso país e, mesmo, para o mundo”, salientou Bosaipo.

Além das entidades promotoras do movimento, agregaram-se a ele as ONG’s Comando Geral dos Guardiões da Natureza, Rede Mato-grossense de Organizações Ecológicas do Cerrado (Remoeco) e a Rede Mato-grossense de Organizações em Defesa das Águas (Remoáguas).

Também integram o grupo, organizações individuais, o Sistema e o Conselho Estaduais do Meio Ambiente, e Conselhos Municipais do Meio Ambiente. Outros aliados são órgãos públicos estaduais e federais como a Assembléia Legislativa, UFMT, Unemat, Fema, Ibama, o 2º Batalhão da Polícia Militar/Florestal Guardiões do Roncador, Corpo de Bombeiros e o 58º Batalhão de Infantaria Motorizado - representando o Exército -, Marinha, Ministério Público e Poder Judiciário.

Prefeituras e Câmaras Municipais do Araguaia, a Promotoria Ambiental Móvel do Araguaia (Goiás), Secretarias Estadual e Municipais de Educação, Cultura, Desporto, Meio Ambiente e Turismo, na região, Maçonaria, Lions e Rotary Internacional são outros grandes aliados ao S.O.S. Araguaia - Movimento Permanente de Defesa da Bacia Hidrográfica Central do Brasil (Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins).

Secretaria de Imprensa
Fernando Leal


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com