Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 25 de junho de 2018 15h36


ENANPOLL

Teatro Zulmira recebe encontro nacional de Letras e Linguística esta semana

800 pesquisadores vão debater políticas públicas de pós-graduação em linguagens

Priscila Mendes / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Mato Grosso recebe, pela primeira vez, o Encontro Nacional da Anpoll, entidade que debate políticas educacionais em Letras e Linguísticas. Será esta semana, de quarta (27) a sexta-feira (29), com programação dividida entre o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, onde ocorrerão as mesas redondas, e diversas salas da Universidade Federal de Mato Grosso, com os grupos de trabalho (GT).

O evento, que está em sua 33ª edição e ocorre a cada dois anos, é realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll) e espera 800 participantes entre professores e pesquisadores da língua portuguesa e das línguas estrangeiras. As inscrições atingiram o limite no mês de maio.

Com o tema “Produção de conhecimento, liberdade intelectual e internacionalização nas Letras e nas Linguísticas”, o encontro pretende debater pautas como “A Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC] e os sistemas de avaliação da pós-graduação em Letras e Linguística” e “Internacionalização nas Letras e nas Linguísticas: em que línguas e com que parceiros?”

Esta edição do Enanpoll busca, ainda, homenagear o professor Antonio Candido, que faleceu em maio de 2017, aos quase 99 anos. A referência para os estudos em linguagens foi importante crítico literário, sociólogo e professor filosofia, cujas produções em muito contribuíram para pensamento sociológico e literário brasileiro.

O professor doutor em Linguística Aplicada, Danie Marcelo de Jesus, professor de dois programas de pós-graduação da UFMT e membro da diretoria da Anpoll e da comissão organizadora local do evento, explicou que o objetivo do Enanpoll é “criar políticas públicas para as pós-graduações da área de Letras e Linguísticas para os próximos anos no país”. 

Com esse norte, os resultados dos debates e das reuniões dos grupos de trabalho serão encaminhados à Capes, que contará com representante durante todo o evento. “Este é um espaço, além de científico, político”, sublinha o professor doutor, destacando que as ações aplicadas atualmente nesse campo do conhecimento são fruto das edições anteriores do Enanpoll.

Os três dias de evento serão divididos da seguinte forma: dia 27, integralmente no Teatro Zulmira Canavarros (com pausa das 12h30 às 16h30 para almoço e jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo), quando haverá abertura às 8h30 e três mesas de debates; e nos dias 28 e 29, com grupos de trabalho em salas da UFMT no período matutino (das 8h às 13h) e mesas redondas, no Teatro Zulmira, entre 15h e 20h30.

A programação e outras informações do 33º Enanpoll estão disponíveis no site: http://anpoll.org.br/eventos/enanpoll2018.


Secretaria de Comunicação Social