Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de novembro de 2019 12h50


APOIO

Protagonismo feminino na política é um dos temas de debate em festival de cinema em Cuiabá

O 7º Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres contou com o apoio cultural da Assembleia Social.

PRISCILA MENDES / Sala da Mulher



Debate sobre mulher na política lotou o Cine Teatro

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

O mês de outubro, em Cuiabá, também foi marcado pela realização do Tudo Sobre Mulheres, mais que um festival de cinema feminino, uma programação para reflexões sobre a ocupação dos espaços sociais pelas mulheres. Com esta temática, a Assembleia Social não poderia ficar de fora e apoiou a iniciativa.

O 7º Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres (TSM), com atividades concentradas entre 21 e 31 de outubro, promoveu, além da mostra competitiva com 31 filmes de todo o país, rodas de conversa, apresentações artísticas, lançamentos de livros, oficinas de cinema, com toda a programação gratuita.

O Prêmio Melhor Filme foi para o curta-metragem alagoano Guaxuma (com produção conjunta Brasil-França), de Nara Normade, mas o grande destaque desta edição foi a roda de conversa Protagonismo Feminino na Política, com as deputadas federais Rosa Neide (PT-MT) e Benedita da Silva (PT-RJ) e a ex-deputada federal e ex-candidata à presidência Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que lotou uma das casas do festival, o Cine Teatro Cuiabá (CTC). Ainda houve rodas de conversa sobre Protagonismo Feminino nas Artes, sobre Gordofobia na Mídia Audiovisual e sobre o Cenário do Audiovisual Brasileiro.

O festival, já consolidado, promove a primeira edição em Cuiabá, com eventos no CTC e no Cine Clube Coxiponés (UFMT), depois de seis edições em Chapada dos Guimarães. A realizadora do TSM, Danielle Bertolini, não escondeu a alegria com o resultado do festival. “Estou muito feliz. Tivemos sucesso de público e participação nos debates e oficinas, e, acima de tudo, conseguimos promover importantes reflexões sobre as várias temáticas acerca do universo feminino”.

A Assembleia Social contribuiu na logística do evento, oferecendo material gráfico e de divulgação e sonorização para as apresentações artísticas. “Esse festival é muito relevante, pois incentiva a produção feminina no cinema – espaço de tão difícil acesso para as mulheres, e debate uma sociedade mais igualitária para todas as pessoas. Nós apoiamos a iniciativa e seguimos à disposição para incentivar ações que promovam justiça social e cultura”, declarou a diretora do departamento social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Daniella Paula Oliveira.

Além da AL Social, outras 42 instituições públicas e privadas contribuíram para a realização do festival, que contou ainda com o trabalho de voluntários.

Confira abaixo a lista completa dos filmes premiados na mostra competitiva:

Prêmio Melhor Filme - Guaxuma (BR/FR), direção de Nara Normade.

Prêmio EloCompany - Melhor Filme - Egrégora (SP), direção de Etienne Tavares.

Prêmio Melhor Filme - Júri Popular - Filhas de Lavadeiras (DF), direção de Edileuza Penha de Souza.

Prêmio Mistika - Melhor filme eixo Rio/São Paulo - Quântica (SP), direção de Tati Lena.

Prêmio Mistika - Melhor Filme região Fames - Essas Mulheres que Não Envelhecem (RS), direção Yamini Benites e Jonas Lunardon.

Prêmio Mistika - Melhor Filme região Conne - Filhas de Lavadeiras (DF), direção de Edileuza Penha de Souza.

Prêmio AIC - Melhor Filme de Estreia - A Bicicleta (GO), direção de Milena Ribeiro.

Prêmio AIC - Melhor Filme de Universitário - A Bolsa (SP), direção de Deborah Pereira.

 

*Com Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT)


Sala da Mulher

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Galeria de Imagens