Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 16h30


CULTURA NIGHT

Palco do Zulmira é tomado por jovens em diversas manifestações artísticas

Espetáculo em parceria com o Teatro e com a Sala da Mulher é fruto de projeto social que combate as drogas com arte

PRISCILA MENDES / Secretaria de Comunicação Social



Piso térreo do Teatro lotou

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Uma noite cultural congrega muito bem expressões artísticas tão diversas, como o hip hop, o balé, teatro de humor, o canto, o rock, o canto lírico... E tudo isso foi apresentado com grande técnica e sensibilidade, no último domingo (10), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

O Cultura Night foi um dos espetáculos abertos ao público por meio do ciclo de ações sociais: a Sala da Mulher e o Teatro Zulmira, respectivamente braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e equipamento cultural da Casa de Leis, cedem o palco para um projeto social que, em contrapartida, oferece arte ao público com ingresso acessível (alimentos não perecíveis) e os mantimentos arrecadados são, posteriormente, repassados a entidades filantrópicas cadastradas.

E, nesse ciclo solidário, o Projeto Cultura do Grupo Força Jovem Universal (FJU) – unidade Cuiabá, da Igreja Universal do Reino de Deus, trouxe ao teatro cerca de 500 espectadores.

O FJU é um projeto da agremiação religiosa para oferecer ao jovem opções saudáveis de uso do tempo e afastá-los do ‘convite’ das drogas. O projeto Cultura oferece cursos gratuitos de arte, como os citados, além de instrumentos musicais e outras expressões. Outros nove projetos são desenvolvidos, que envolvem, por exemplo, modalidades esportivas.

O coordenador do Força Jovem Universal, Almir Nere Guerreiro, ficou bastante surpreso e feliz com o excelente resultado das apresentações artísticas. Isso porque, mesmo acompanhando os 10 projetos do grupo, preferiu não ver nenhum ensaio, para se emocionar “ao vivo”. “O que mais me surpreendeu foi o teatro [de humor regional]. Eu não sou daqui e sou grande admirador do linguajar cuiabano. Foi muito interessante conhecer um pouco mais da cultura. Outro ponto que destaco foram os cantores. Eles cantaram perfeitamente em inglês!”, exclama.

A diretora do Teatro Zulmira Canavarros e da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, ficou encantada com o espetáculo. “Eles são muito dedicados, desde a recepção, a organização, a limpeza, tudo perfeito! E as apresentações? Fiquei emocionada com uma dupla de uma violinista e uma bailarina, interpretando a canção. De uma delicadeza...”, exemplificou.

Daniella Paula se referia à montagem de abertura do evento, com a violinista amadora Jacqueline Nunes Brunet e a bailarina Flávia. E Jacqueline não escondeu a emoção em participar – do espetáculo Cultura Night, mas, especialmente, do FJU. A jovem participa da banda do programa e está coordenadora do projeto Jovem Nota 10, onde ministra aulas de línguas. “É muito bom contribuir com os jovens na luta contra as drogas”, resume Jacqueline.

“Renovamos nossas energias e seguiremos em 2019 acolhendo projetos de resgate social, de incentivo à arte e de formação de plateia. Repassamos, sim, os alimentos que recebemos. Mas, sobretudo, sabemos da importância da arte para a formação do ser humano... para alimentar a alma”, conclui a diretora da Sala da Mulher e do Teatro, Daniella Paula, convidando outras iniciativas a estabelecer parcerias com as unidades.

O telefone da Sala da Mulher e do Teatro Zulmira – em gestão conjunta – é o (65) 3313-6994.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com