Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020 07h20


EMPREGOS

Projeto cria programa para capacitação e geração de emprego para desempregados com mais de 40 anos

Proposição é de autoria do deputado Thiago Silva e prevê atividades comunitárias e de capacitação profissional.

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Thiago Silva é deputado pelo MDB

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Preocupado com a informalidade e o desemprego das pessoas que possuem mais de 40 anos de idade, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 108/2020, que cria o Programa Começar de Novo (PCM).

O objetivo do programa é estimular a reinserção socioeconômica de desempregados, pertencentes a famílias de baixa renda. O programa Começar de Novo consistirá na prática de atividades comunitárias e de capacitação profissional, realizadas e ministradas pelos órgãos municipais, estaduais ou por entidades parceiras, obedecidas as restrições do Ministério do Trabalho e do Emprego.

“Vemos hoje em dia o avanço da tecnologia e novas profissões no mercado de trabalho, então apresento esse projeto para que o cidadão possa ser reinserido nesse novo contexto do Brasil. Acreditamos na força e potencial desses trabalhadores que carecem de mais oportunidade de qualificação”, disse o deputado Thiago Silva.

Conforme a proposição, será considerado beneficiário do PCM o trabalhador desempregado há mais de 6 meses, com idade igual ou superior a 40 anos, pertencente a família de baixa renda, residente e domiciliado no estado de Mato Grosso por período ininterrupto maior que 3 anos.


Gabinete do deputado Thiago Silva