Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 16 de agosto de 2021 10h05


INDICAÇÃO

Deputado solicita que governo garanta gratuidade em exames genéticos de trombofilia

Ulysses Moraes destaca ainda necessidade de celeridade na aquisição e entrega de medicamentos para o tratamento.

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: Marcos Lopes

O deputado Ulysses Moraes apresentou  Indicação de n° 5112/2021 à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), sobre a necessidade de garantir suporte a todos os municípios do estado para disponibilizar as mulheres usuárias da rede pública de saúde, o direito de realizar gratuitamente os exames genéticos que detectam a trombofilia e seu respectivo tratamento, assim como a celeridade na aquisição e entrega de medicamentos para o tratamento.

“Os responsáveis pelo Projeto Hope (Unidade de Referência Tratamento de Trombose e Trombofilias), entregaram no meu gabinete a solicitação sobre esse assunto através da suplente de vereadora, Juliana Centena, de Sinop. Quando soubemos sobre a importância dessa temática, fizemos a indicação de imediato. Esse é um assunto de saúde da mulher, o governo de Mato Grosso precisa garantir a realização os exames genéticos que detectam a trombofilia, bem como o devido tratamento”, disse o parlamentar. 

Trombofilia - A trombofilia é uma doença hereditária ou pode ser adquirida em decorrência de outras condições clínicas, até mesmo pelo uso de anticoncepcionais. Trata-se de uma predisposição para desenvolver trombose, que age na produção de anticoagulantes naturais do organismo, favorecendo, assim a formação de coágulos.

Assim como o diagnóstico, o tratamento precoce é essencial e deve ser iniciado antes da gestação para diminuir os riscos de complicações.

“Essa a medida contribuirá com melhores condições de vida às mulheres acometidas dessa doença. Precisamos dar mais atenção à saúde feminina. Esperamos que o governo acolha com empenho esta reivindicação, devido a relevância e importância que o assunto impõe”, finalizou o parlamentar.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes